O PRÊMIO ROL DE CULTURA 2019 mantém o objetivo da enquete originária: premiar pessoas e entidades que produzem a cultura com excelência!
O jornal ROL, fundado pelo jornalista Helio Rubens de Arruda e Miranda em 1994, quando a internet começava a se expandir no Brasil, tinha originariamente o nome ROL – Região On Line. Não era – como nunca foi – um veículo com interesse comercial, pois tinha como objetivo principal divulgar gratuitamente notícias de cunho exclusivamente cultural e também dar visibilidade e valorizar as pessoas produtoras de cultura.
Assim o jornal se manteve até 2017, quando expandiu sua Redação e passou a contar com o apoio do então colunista Sergio Diniz da Costa que, então, passou a ser um dos editores do ROL, que continuou crescendo, aumentando o número de colunistas e leitores, até chegar ao ponto de sentir a necessidade de alcançar horizontes mais longínquos.
Em 2018 passou a contar com Correspondentes Culturais de várias partes do Brasil e alterou seu nome para Jornal Cultural ROL.
Sua maior promoção até então foi a realização da enquete MELHORES DO ANO, em 2018 e 2019 nas cidades de Itapetininga, Sorocaba e Porto Feliz, onde o jornal solicitava que os leitores indicassem e depois escolhessem quem foi que se destacou, por categoria, durante o ano.
Nas três cidades onde foi realizada a enquete MELHORES DO ANO e por duas vezes seguidas, a promoção obteve enorme sucesso, ultrapassando a casa das 30 mil pessoas e entidades envolvidas.
Em 2020 melhorou ainda mais
Objetivando aprimorar e valorizar a promoção tão importante para a Cultura, o Jornal Cultural ROL alterou a forma de escolha e criou o PRÊMIO ROL DE CULTURA, cujos merecedores serão escolhidos por um Colégio Eleitoral composto por pessoas altamente qualificadas, rigorosamente escolhidas pelos editores do Jornal Cultural ROL.
A função principal desse colegiado será a de escolher quem serão os merecedores do PRÊMIO ROL DE CULTURA 2019, o que será sabido pelo resultado da votação de seus membros em duas cédulas – uma para Sorocaba e outra para Itapetininga – que incluirão as categorias e os nomes dos candidatos.
Os ganhadores do PRÊMIO ROL DE CULTURA 2019 receberão um diploma certificando a láurea e terão seus nomes publicados no Jornal Cultural ROL e no Internet Jornal.
- Organização, gestão do lar e mesa posta - 22 de novembro de 2024
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024