MAIS DE 1.200 ATENDIMENTOS A LEITORES!
SERVIÇOS INTEIRAMENTE GRATUITOS
O genealogista Afrânio Franco de Oliveira Mello é, sem dúvida nenhuma, o colunista do nosso jornal que mais recebe correspondência e o que mais atende solicitações de leitores.
A origem das reivindicações solicitando estudos de nomes de família vem de todo o país e, muitos, do Exterior, enviados principalmente por praticantes da língua portuguesa que moram em outros países.
Sem auferir qualquer tipo de lucro, o genealogista Afrânio Franco de oliveira Mello faz da sua especialidade sua razão de vida. Estudioso, dá palestras gratuitas sobre a genealogia e mantém por puro diletantismo colunas no Jornal Cultural ROL e no Internet Jornal.
Nesta semana ele superou a casa das 1.200 atendimentos, o que é mais um motivo de comemoração.
Parabéns, Afrânio pelo belo trabalho que V. realiza em favor da Cultura em geral e da Genealogia em particular!
(Helio Rubens, editor)
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
Tenho comigo que, de todos os animais, o ser humano é o que mais tem desejo de ver, conhecer, experimentar, aprender. Resumidamente, o mais curioso!
Se você quer impressionar alguém desconhecido, faça este teste: em sabendo o prenome da pessoa, pesquise sua origem e, na primeira oportunidade de conversar com ela, vá logo iniciando a conversa com “você sabe a origem do seu (pre)nome?”
Imagine, por exemplo, um adolescente que quer impressionar a garota mais linda do colégio e que tem por prenome ‘Luciana’. E da boca daquele moderno Sir Lancelot sai esta pérola de conhecimento: “- Luciana é a variante feminina de Luciano, que vem do latim Lucianus, uma forma relativa de Lúcio e significa ‘luminosa e graciosa‘!!!
Na mosca! Num só ato ele realizou os 12 Trabalhos de Hércules!
Agora, imagine então, saber não apenas a origem do seu prenome, mas, sobretudo, a origem de seu sobrenome! É entrar numa Máquina do Tempo, mergulhando num passado do qual você não tem a menor ideia de quem iniciou uma sequência de descendentes que atravessaram os anos, as décadas, os séculos e chegaram até… VOCÊ!
Extraordinário esse trabalho, não é?
Pois é esse trabalho extraordinário que o amigo, irmão e colunista do Jornal ROL, Afrânio Mello, um dos nossos primeiros colaboradores realiza há muito tempo, de forma generosa e meticulosa!
Mais de 1200 atendimentos! Gratuitamente!
É do dramaturgo alemão Bertolt Brecht esta frase lapidar: “Há homens que lutam um dia e são bons; há outros que lutam um ano e são melhores; há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis”.
Amigo e irmão Afrânio Mello, quando Brecht escreveu este pensamento certamente se inspirou em homens como você!
Um mega abraço ROLiano de luz!
(Sergio Diniz, editor)
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.