Oficinas gratuitas de dança.
Serão disponibilizadas 20 vagas para moradores de Votorantim e região e 20 para associados da APEVO
De 15 a 25 de janeiro estarão abertas as inscrições para Oficinas de Dança gratuitas, oferecidas para pessoas acima de 50 anos, através do Projeto “Sentindo a vida pelo Movimento”, contemplado pelo Edital de Valorização da Cultura – 02/2022 do Fundo Municipal de Cultura/Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim, desenvolvido pela artista e arte-educadora votorantinense Aline Nieri.
Serão disponibilizadas 20 vagas para moradores de Votorantim e região. As oficinas acontecerão sempre às quartas e sextas, com 02h de atividades diárias no período da tarde, e serão desenvolvidas na Apevo (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim). Além destas 20 vagas, o projeto “Sentindo a vida pelo movimento” também disponibilizará 20 vagas para associados da Apevo, com aulas também às quartas e sextas em outro período da tarde, e realizará atividades no Centro de Atendimento ao Idoso “Shirley Peinado Bernardi”, com mais 20 vagas com idosos já inscritos no local. A previsão é de que as atividades ocorram das 14 às 16h e das 16h às 18h.
Ao todo serão 03 meses de trabalho, com encerramento do projeto no dia 19 de maio, com uma integração artística entre os 03 grupos de oficinas, totalizando 60 idosos beneficiados pelo projeto, em atividade que será realizada no Auditório Francisco Beranger de Votorantim, numa atividade dançante e improvisada, uma “Jam Session” coordenada pela artista para aflorar o poder criativo da arte em qualquer idade. Todas as atividades são gratuitas.
Para se inscrever é preciso ter disponibilidade para os dois dias de oficinas (segundas e quartas). Além das aulas de dança, as oficinas contam com o acompanhamento da artista e psicopedagoga Edna Araújo, que trabalhará com jogos cognitivos, entre outras habilidades, e com o artista chileno Andy Felipe Pizarro que desenvolverá a parte musical com os participantes.
As inscrições serão realizadas através do whatsapp (15) 99668-3969. No dia 30/01 será divulgado o resultado e as atividades têm início no dia 02/02
Sobre a artista
Aline Nieri é bailarina, atriz, Arte-Educadora, Instrutora de Yoga, Terapeuta, atua como Percussionista no Baque Mulher Sorocaba e é Coordenadora da Casa Sarasvati em Votorantim (espaço aberto em 2022, onde oferece aulas de Yoga, meditação, filosofia védica, terapias femininas, dança entre outras atividades).
Estudou Licenciatura em Dança na Universidade Federal da Bahia, Kathak – Dança Clássica Indiana no Centro Cultural da Índia/SP, participou da formação em Dançaterapia com o italiano Pio Campo, tanto em São Paulo, como em Buenos Aires/Argentina, bem como demais atividades de Dança relacionadas a área da Educação Somática. Trabalhou com a artista Gilsamara Moura em Salvador no GDC (Grupo de Dança Contemporânea da UFBA), com Andréia Nhur em Sorocaba no Coletivo KD, Regina Claro onde conheceu o BMC, tendo iniciado suas atividades no Núcleo de Dança de Votorantim.
Aline é formada em Teatro/Arte-Educação pela Universidade de Sorocaba, foi professora de Jogos Teatrais no Projeto “Oficina do Saber” na Rede Municipal de Ensino de Sorocaba e também atuou como Atriz em curtas, vídeos e espetáculos em Votorantim e região, Salvador/BA e países como Chile e Índia. Nos últimos 11 anos da sua vida, cruzou-se com o caminho do Yoga, formando-se instrutora e vivendo em comunidades e ecovilas de Bhakti Yoga, no Brasil e no mundo.
Pós-graduada em Anatomia aplicada ao Yoga pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, atualmente, cursa uma especialização em Iyengar Yoga no Centro Iyengar Yoga com Rosana Seligmann.
Voltar: http://www.jornalrol.com.br
Facebook: https://facebook.com/JCulturalRol/
- Organização, gestão do lar e mesa posta - 22 de novembro de 2024
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024