julho 22, 2024
A Arte como didática: ela precisa ‘ensinar’ bons modos?
Canto do homem e dos pássaros
Soneto para Beethoven
Exposição de Artes Visuais
Monarquia constitucional
4° Concurso Literário da FLAUS 2024
Ensaio sobre o banho
Últimas Notícias
A Arte como didática: ela precisa ‘ensinar’ bons modos? Canto do homem e dos pássaros Soneto para Beethoven Exposição de Artes Visuais Monarquia constitucional 4° Concurso Literário da FLAUS 2024 Ensaio sobre o banho

A arte de palitos de dente

Print Friendly, PDF & Email

O talento nato é o oxigênio e o combustível de um artista que, pelo estopim da criatividade e inspiração, sente em sua alma o fogo de novos projetos

Marcos Peniche - Presídio Joliet da série PRISON BREAK - Foto do próprio artista
Marcos Peniche – Presídio Joliet da série PRISON BREAKFoto do próprio artista

Marcos Peniche já é um artista conhecido do Jornal ROL. Na matéria publicada em 2021 (https://jornalrol.com.br/?p=46219), Marcos narrou sobre a infância sofrida, particularmente pelo fato de não ter o antebraço direito. Não obstante essa deficiência, conforme foi crescendo percebeu que tinha o dom de desenhar, assim o fazendo com o braço esquerdo.

Há nove anos, seu talento artístico o levou a tentar passar os traços em papel para a produção de uma peça, pela lembrança de coisas de sua infância que gostaria de ter tido, mas que não lhe fora possível, pois não tinha condições de comprar os brinquedos da época. Dentre as lembranças, o encantamento que sentia e o sonho que acalentava de ter as armaduras dos Cavaleiros do Zodíaco.

Desse início, Marcos se serviu dos traços de seus desenhos com o intento de produzir peças em miniatura para aperfeiçoar a técnica. E encarando o desafio, uniu diversos materiais para montar em tamanho real a armadura do personagem Aiolia. O trabalho foi árduo, demandando 38 dias para ser realizado. Para realizar o trabalho usou todo tipo de material na produção da armadura, começando pelo papel, que serviu de base, o plástico, acrílico, massa e até resina em alguns casos.

O trabalho frutificou e Marcos participar de eventos, como o Anime Friends, realizado em São Paulo, em 2016, onde, inclusive, veio a conhecer os atores japoneses que interpretam os personagens ninja Jiraya e o policial de aço Jiban.

Seu trabalho ganhou as mídias, dando-lhe projeção nacional, com entrevistas e até homenagem pela Câmara Municipal de Sorocaba (2021)

Um artista multifacetado

O talento nato é o oxigênio e o combustível de um artista, que, pelo estopim da criatividade e inspiração, sente em sua alma o fogo de novos projetos. Apaixonado pelo cinema, Marcos Peniche resolveu inovar sua arte, utilizando, agora, palitos de dentes e reproduzindo capacetes e símbolos de super-heróis, num trabalho minucioso que demanda de seis a sete horas, e, os mais complexos, 12 horas.
Abaixo, alguns dos novos trabalhos.

Capacete da armadura do Homem de Ferro e o símbolo dos Vingadores
Mortal Kombat
Homem Aranha
Thundercats
Superman
Harrypotter

Contato com o artista

https://www.facebook.com/profile.php?id=61559245284447&locale=pt_BR


Voltar

Facebook

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)

4 thoughts on “A arte de palitos de dente

  1. Fiquei profundamente sensibilizada com a capacidade do Marcos transformar um material tão comum em arte.
    Com certeza os seus olhos de artista, podem ver muito além da simplicidade, e desta forma a magia acontece!
    Parabéns pelo trabalho maravilhoso!

    1. Eu que agradeço pelas palavras ,e ter essa visão de mostrar a minha capacidade de transformar algo comum em uma coisa grandiosa.
      Deus abençoe

  2. Marcos Peniche é um exemplo de talento e superação. E esse talento deve ser conhecido e aplaudido pelo mundo todo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo