O talento nato é o oxigênio e o combustível de um artista que, pelo estopim da criatividade e inspiração, sente em sua alma o fogo de novos projetos
Marcos Peniche já é um artista conhecido do Jornal ROL. Na matéria publicada em 2021 (https://jornalrol.com.br/?p=46219), Marcos narrou sobre a infância sofrida, particularmente pelo fato de não ter o antebraço direito. Não obstante essa deficiência, conforme foi crescendo percebeu que tinha o dom de desenhar, assim o fazendo com o braço esquerdo.
Há nove anos, seu talento artístico o levou a tentar passar os traços em papel para a produção de uma peça, pela lembrança de coisas de sua infância que gostaria de ter tido, mas que não lhe fora possível, pois não tinha condições de comprar os brinquedos da época. Dentre as lembranças, o encantamento que sentia e o sonho que acalentava de ter as armaduras dos Cavaleiros do Zodíaco.
Desse início, Marcos se serviu dos traços de seus desenhos com o intento de produzir peças em miniatura para aperfeiçoar a técnica. E encarando o desafio, uniu diversos materiais para montar em tamanho real a armadura do personagem Aiolia. O trabalho foi árduo, demandando 38 dias para ser realizado. Para realizar o trabalho usou todo tipo de material na produção da armadura, começando pelo papel, que serviu de base, o plástico, acrílico, massa e até resina em alguns casos.
O trabalho frutificou e Marcos participar de eventos, como o Anime Friends, realizado em São Paulo, em 2016, onde, inclusive, veio a conhecer os atores japoneses que interpretam os personagens ninja Jiraya e o policial de aço Jiban.
Seu trabalho ganhou as mídias, dando-lhe projeção nacional, com entrevistas e até homenagem pela Câmara Municipal de Sorocaba (2021)
Um artista multifacetado
O talento nato é o oxigênio e o combustível de um artista, que, pelo estopim da criatividade e inspiração, sente em sua alma o fogo de novos projetos. Apaixonado pelo cinema, Marcos Peniche resolveu inovar sua arte, utilizando, agora, palitos de dentes e reproduzindo capacetes e símbolos de super-heróis, num trabalho minucioso que demanda de seis a sete horas, e, os mais complexos, 12 horas.
Abaixo, alguns dos novos trabalhos.
Contato com o artista
https://www.facebook.com/profile.php?id=61559245284447&locale=pt_BR
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024
Fiquei profundamente sensibilizada com a capacidade do Marcos transformar um material tão comum em arte.
Com certeza os seus olhos de artista, podem ver muito além da simplicidade, e desta forma a magia acontece!
Parabéns pelo trabalho maravilhoso!
Eu que agradeço pelas palavras ,e ter essa visão de mostrar a minha capacidade de transformar algo comum em uma coisa grandiosa.
Deus abençoe
Marcos Peniche é um exemplo de talento e superação. E esse talento deve ser conhecido e aplaudido pelo mundo todo!
Que talento maravilhoso!
Parabéns e gratidão por nos presentear com uma matéria tão fantástica.