Escola Inês Cesarotti recebe estreia do projeto ‘Nós em Cena’ com grande participação da comunidade

No último sábado (23), a Escola Inês Cesarotti, no bairro Vitória Régia, foi ‘invadida’ pela arte. A Associação Fazendo Arte deu início a mais uma edição do projeto ‘Nós em Cena’, que tem como proposta levar teatro, cultura e lazer para diferentes bairros de Sorocaba.

A abertura aconteceu com a apresentação do espetáculo ‘Romão e Julinha‘, encenado pelos integrantes da associação. Mais de 200 pessoas, entre crianças e familiares, lotaram o espaço e acompanharam atentos cada momento da peça.

Após a apresentação, o idealizador do projeto, Júnior Mosko, junto aos assistentes, promoveu uma interação especial, permitindo que as crianças tivessem o primeiro contato prático com o universo teatral.

Especialista em teatro da criança, para crianças e com crianças, Júnior destacou a importância da iniciativa:

“Embora pareça ser apenas mais um projeto de teatro, a diferença está no fato de ser pensado e desenvolvido por profissionais altamente qualificados. Trabalhar com crianças e adolescentes exige conhecimento, sensibilidade e responsabilidade, pois lidamos com pessoas em formação. Não existe uma receita pronta — é preciso respeitar as diferenças educacionais e valorizar cada processo individual”, afirmou.

Criado há mais de 15 anos, o projeto ‘Nós em Cena’ percorre mensalmente diferentes bairros da cidade, democratizando o acesso à arte e promovendo a inclusão cultural.

A Associação Fazendo Arte, responsável pela realização, foi reconhecida como de utilidade pública municipal em 2013, por iniciativa do vereador Cláudio Sorocaba, e em 2024 recebeu também o título de utilidade pública estadual, concedido pela deputada Maria Lúcia Amary.

Ao longo de sua trajetória, a associação tem se destacado por projetos sociais que unem arte, educação e cidadania, sempre com foco na formação humana e no fortalecimento dos vínculos comunitários.

- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
- N.A.I.S.L.A - 2 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

