Outorga da Medalha Comemorativa Alusiva ao Bicentenário de Nascimento do Imperador Dom Pedro II

OUTORGA DA MEDALHA COMEMORATIVA ALUSIVA AO BICENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO IMPERADOR DOM PEDRO II

A Medalha Comemorativa Alusiva ao Bicentenário de Nascimento do Imperador Dom Pedro II é uma distinção honorífica criada pela FEBACLA com o propósito de celebrar os duzentos anos do nascimento de Sua Majestade Imperial, Dom Pedro II do Brasil (1825–1891), símbolo máximo da cultura, da ciência, da tolerância religiosa, da educação e da soberania nacional brasileira.
A outorga da presente medalha visa:
I – homenagear personalidades, instituições e entidades que se destacam pelos relevantes serviços prestados à cultura, à ciência, à educação, à arte, à literatura e à história do Brasil;
II – perpetuar a memória e os ideais civilizatórios e humanistas do Imperador Dom Pedro II;
III – promover o reconhecimento público de méritos acadêmicos, culturais e sociais que contribuam para o engrandecimento da Pátria.
A Medalha tem formato circular, confeccionada na cor ouro, apresentando em seu anverso a efígie do Imperador Dom Pedro II, circundada pela inscrição: ‘Homenagem Alusiva ao Bicentenário do Imperador Dom Pedro II – 1825–2025’, e, em seu reverso, o emblema oficial da FEBACLA.
A outorga da Medalha Comemorativa Alusiva ao Bicentenário de Nascimento do Imperador D. Pedro II consistirá na entrega de certificado e medalha.
A solenidade de outorga da referida Medalha será realizada no dia 12 de dezembro de 2025, às 15h, na Câmara Municipal de Niterói, localizada na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, nº 625, Centro – Niterói – RJ.
Os participantes que estiverem impossibilitados de comparecer presencialmente poderão participar virtualmente do evento, que será realizado no dia 19 de dezembro de 2025, às 20h (horário de Brasília), por meio da plataforma Google Meet.
Solicite o edital
WhatsApp (21) 97315-7653 / E-meio. domalexandrecarvalho@gmail.com
Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho
- Correios: do orgulho nacional à incerteza do presente - 28 de janeiro de 2026
- O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - 26 de janeiro de 2026
- Eventos de arte e literatura de grande repercussão no Brasil - 20 de janeiro de 2026
Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho é natural de Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro, nascido em 20 de agosto de 1974. Casado, pai de dois filhos, é licenciado em História e Filosofia, tecnólogo em Eventos e bacharel em Direitos Humanos com ênfase em Ciências Sociais. Possui formação especializada em nível de pós-graduação nas áreas de História do Brasil, História Antiga e Medieval, Filosofia, Ciências Políticas, Jornalismo, Docência do Ensino Superior, Produção Cultural e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural entre outras. É coautor de mais de quarenta obras literárias e atua como colunista do Jornal Cultural ROL, desenvolvendo produção intelectual voltada à história, cultura, filosofia, direitos humanos e diplomacia cultural. Foi reconhecido por Notório Saber em Filosofia pelo Instituto Universitas Ecclesiae do Brasil. Detém centenas de títulos honoríficos, medalhas e condecorações concedidas por instituições nacionais e internacionais. É Doctor of Humane Letters pela Logos University International (UNILOGOS) e Doctor of Philosophy in Peace pela International University of Higher Martial Arts Education. Atua como Agente de Representação Diplomática Dinástico-Cultural, com status de Embaixador Honorário da Organização Internacional de Diplomacia Cultural.


Excelente trabalho desenvolvimento em prol do patrimônio histórico. Parabéns ilustre presidente Dom Alexandre Carvalho