Três fotografias, o sopro do vento de outono e o rastro eterno dos encontros que o tempo não permite repetir

Anteontem conversava com um ex-aluno sobre como ensinar os estudantes a escrever poesia. Pensar em uma maçã para praticar a escrita já é algo totalmente ultrapassado.
Sugeri que, em vez disso, começássemos deixando que eles tirassem algumas fotos. Mas como tirar boas fotos? Tirar de qualquer jeito não funciona. Que tal assim: no mesmo lugar, em momentos diferentes, tirar fotos nos instantes que despertarem mais sentimentos.
Por exemplo — naquele momento estávamos sentados dentro do McDonald’s. Para ser honesto, este McDonald’s dentro do conjunto habitacional não tem nada de diferente de qualquer outro McDonald’s no mundo.
O que quero dizer é que, seja na Quinta Avenida em Nova York ou no Oxford Circus em Londres, nenhum deles é diferente; em todos você sempre verá mães atarantadas puxando os filhos, com os braços cheios de mantimentos, entrando e saindo, passando da primeira foto para a segunda foto, e então desaparecendo na terceira foto — no final de tarde de um dia de outono do ano passado, quando saí do Cemitério do Père-Lachaise, o McDonald’s na esquina me atraiu. Enquanto eu mordia
aquele hambúrguer de sabor padrão que parecia feito de cera de abelha, uma mãe jogou o filho no assento na minha frente
e estacionou um carrinho de bebê ao lado.
Na segunda foto, o céu de Paris começava a escurecer; de um lado o cansaço, do outro a fome.
Enquanto eu bebia meu refrigerante, a criança me olhava com curiosidade.
Ah, não, olhava para o livro de presente do Happy Meal nas minhas mãos. Podia-se escolher entre o livro e o brinquedo;
mas os brinquedos são iguais no mundo inteiro, enquanto os livros… afinal, livros ilustrados em francês são raros em Hong Kong. Eu pretendia dar ao meu próprio filho, e também guardar para mim.
Na terceira foto, a luz do dia já se apagara totalmente, e ao empurrar a porta para sair, o vento frio da noite de outono soprava lá fora — o ex-aluno temia que, assim que os estudantes pegassem os celulares, só quisessem jogar videogame,
esquecendo-se completamente de observar o entorno e tirar as fotos.
Eu também tinha consciência disso, mas não há outro jeito. Se não estiverem dispostos a observar, sentir e pensar,
como falar de escrita? Lembrei-me daquela mãe enquanto comprava o lanche infantil, e de como o seu filho
estava concentrado no livro em minhas mãos, na minha batata frita e no meu refrigerante, ou talvez também tenha notado a mim, um asiático sentado na sua frente, também como a paisagem de uma fotografia.
Meu filho está lendo o livro dela; de vez em quando levanta a cabeça para olhar para mim e para o meu ex-aluno, que incrivelmente ainda estamos conversando sobre como ensinar a escrever poesia.
Meu filho ganhou recentemente uma câmera fotográfica em miniatura de presente; durante a viagem a Tóquio, tirou fotos por toda parte até lotar o cartão de memória.
E se os alunos não souberem descrever com palavras as fotos que tiraram? Sugeri que simplesmente jogassem para a IA escrever. Não tem problema, afinal é apenas um exercício: “Três Fotos”, um exercício para observar, um exercício para sentir aqueles instantes e a passagem do tempo.
Essa passagem do tempo e a eternidade — como o Cemitério do Père-Lachaise, como três anos atrás, à noite, no McDonald’s em frente ao Panteão de Paris, comendo e conversando com alunos sobre o futuro acadêmico, como hoje, três anos depois, em que cada um de nós já tomou seu próprio rumo.
Antes da terceira foto, ou daqui em diante, para nunca mais nos reencontrarmos.
Jacky Yuen Man-leuk
- No MacDonald’s – Crônica de Jacky Yuen Man-leuk - 30 de setembro de 2026
- Ochanomizu (御茶ノ水) - 2 de setembro de 2026
- O rabanete esfriou - 27 de julho de 2026
Jacky Yuen Man-leuk (阮文略), natural de Hong Kong, na área profissional é doutor em Bioquímica (Medicina) pela Universidade Chinesa de Hong Kong e educador em biotecnologia, tendo trabalhado como professor de Química e Biologia no ensino médio, além de bibliotecário escolar. Na área literária, atua como Diretor de STEAM na Eureka Language Services Limited, consultor acadêmico no Close Reading Studio, consultor do programa The Power of Words da Universidade Chinesa de Hong Kong, e colunista do jornal Ming Pao. Entre os prêmios recebidos estão o Hong Kong Arts Development Award for Young Artist (Literature) e o China Motie Poetry Award – Poeta do Ano, entre outros. É autor de dez livros. Em 2026, publicou duas coletâneas de poesia, Propagation e Secondary Succession, e escreve ocasionalmente prosa, ensaios e resenhas literárias.



“A Eternidade no Padrão do Cotidiano”
A crônica opera uma belíssima inversão estética: utiliza o McDonald’s — o ápice da padronização e da pressa moderna — como o cenário estático de onde se observa a efemeridade da vida. O paralelismo com o Cemitério do Père-Lachaise amarra o texto em uma atmosfera de melancolia poética refinada. Ao sugerir o exercício das ‘Três Fotos’ para capturar o tempo que escorre, o autor nos lembra que a verdadeira poesia não nasce de temas idealizados (como a velha maçã), mas sim da nossa disposição em olhar com profundidade para o comum, antes que a ‘terceira foto’ apague as luzes e nos separe para sempre.