setembro 21, 2024
Calma
O Manual de Instruções da Humanidade
Palavras sufocadas
Editora Cubile lança livro sobre a história de Sorocaba
Exposição de Artes Janelas do Brasil
Homenagem ao concurso Miss Brasil
O luar e o amor
Últimas Notícias
Calma O Manual de Instruções da Humanidade Palavras sufocadas Editora Cubile lança livro sobre a história de Sorocaba Exposição de Artes Janelas do Brasil Homenagem ao concurso Miss Brasil O luar e o amor

LABORATÓRIO DE CINEMA GRATUITO EM SÃO PAULO

Núcleo de Pesquisa e Criação Artística em Cinema

Oficina de Cinema documentário – módulo I: pesquisa e filmagem
Estética em Cinema: Reportar e Documentar. O objetivo da oficina é a pesquisa e filmagem de material para a composição de uma série de vídeos de curta duração que integrarão um único vídeo de longa duração.

Desenvolver a potência de criar acontecimento nas práticas de registro audiovisual a partir da apreeensão das emergências de zonas relevantes de tensão social. Interrogando os modos de atenção, apreensão e registro, problematiza os enquadramentos e suas durações, suas linhas de continuidade e seus cortes, suas conexões intrínsecas e/ou extrínsecas ao processo que os atravessa. Investe-se na modulação da iluminação, fazendo coincidir modos de iluminar o real-existente e modos de fazer existir ou criar o real-virtual. Esse método (registrar o acontecimento, jamais o fato) pode possibilitar a formação de uma tipologia de enquadramento. E nesse sentido, escolher e investir em políticas da luz ou dos modos de sentir. Dentre essas linhas políticas da sensação, uma das principais é aquela que privilegia a criação de jeitos singulares de apreender vozes, comportamentos e gestos silenciados, subsistentes, insistentes e inauditos, com condições precárias e frágeis de expressão. Aplicando a atenção na apreensão das zonas invisíveis do visível – mas que fazem ver ou o impedem -, ou insensíveis do sensível – mas que fazem sentir ou o impedem-, e nas zonas indizíveis do dizível – mas que fazem dizer ou o impedem.

 

PROGRAMA

1)Estudo de filmes como: “Edifício Master” e “O Fim e o Princípio”, de Educardo Coutinho; “A Idade da Terra”, de Glauber Rocha; “Nossa Música”, “Film-Socialism” e “Adieu au Language”, de Jean-Luc Godard; “China” e “Passageiro – Profissão Reportér”, de Michelangelo Antonioni; “Petit à Petit” e “Sigui”, de Jean Rouch.

2)Elaboração de roteiro de pesquisa a campo para seleção de matéria para documentário – pessoas, suas histórias e rotinas – discursos e imagens

3)Filmagens

*(A edição do material filmado será especialmente trabalhada no segundo módulo do Laboratório, a ser realizado no segundo semestre de 2015)

 

Gratuito
De abril a junho de 2015

Carga horária total: 60 horas
Locais:
Cidade Tiradentes – redondezas do Centro de Fomação Cultural Cidade Tiradentes
Jabaquara – redondezas do CEU Caminho do Mar

• realizaremos atividades com dois grupos, um em cada localidade, e haverá intercâmbio entre os Núcleos.
INSCRIÇÕES:
Enviar carta de interesse (máx 01 página): equipe@escolanomade.org

Apenas descreva os motivos pelos quais gostaria de participar do Núcleo e relate brevemente sua tragetória de estudos e pesquisas nas artes. Não é necessário nos enviar dados pessoais como endereço, etc.

Público alvo: artistas e estudantes de todas as áreas interessados no objeto da atividade proposta; pesquisadores das áreas de humanidades, artes e cinema, estudantes de artes visuais em formação, profissionais de artes visuais em busca de aperfeiçoamento técnico, artístico e cultural.

VAGAS LIMITADAS

 

Realização Ponto de Cultura Movimentos Nômades de Cultura: Olhares de Dentro

Apoio Prefeitura de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura / Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural / Ministério da Cultura / Cultura Viva

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo