Trova de Edweine Loureiro, um dos mais novos colunistas do ROL, é Menção Honrosa em concurso de Cuba!
Edweine Loureiro, um dos mais novos colunistas colaboradores do ROL, tem-se mostrado um poeta cosmopolita! E um brasileiro, morador no Japão há 16 anos, que é motivo de orgulho para nosso país.
Há pouco, foi o grande vencedor do 13.º Concurso Literário Nacional ‘Prof. Armando Oliveira Lima’, de Sorocaba/SP, tendo sido classificado nos três primeiros lugares na categoria crônicas, e em 3.º lugar, na categoria poesia.
Agora, recebeu Menção Honrosa no Concurso de Trovas de Cuba, promovido pela Organização Mundial dos Trovadores (OMT) e União Brasileira de Trovadores (UBT) – 2017.
Eis sua sensibilíssima trova, de cunho eminentemente social:
Como nos faz infelizes
a falta do próprio lar;
sem termos, pois, as raízes
fincadas num só lugar!
- Movimento Cultivista Café com Poemas Sorocaba - 9 de dezembro de 2025
- Banda Renovai - 9 de dezembro de 2025
- 9ª FLAUS – Feira do Livro e Autores Sorocabanos - 8 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,


