“Laila, completando 4 anos de idade, hoje, 26/12/2017, gosta de ser fotografada; sabe vestir-se e prefere uma tiara com flor no cabelo. É a vida que brota da cabeça aos pés na menina que brinca e ama seu torrão, a acolhedora Taperoá.”
Quando comecei nos contatos com Taperoá, estado da Paraíba, terra da infância de Ariano Suassuna, a menina Laila Vitória ainda não tinha 3 anos de idade. Filha de Flaviana e Leonardo, logo começou a apresentar-se como Laila Vitória de Taperoá, tamanha a identidade com a terra de sua vida.
Para homenageá-la, escrevi “Os segredos para Laila” e “Tapera”, na coleção “Cronicrinhas”, em 4 volumes. A ela dediquei a publicação.
O gosto de Laila pelas histórias, foi ao céu, como dizem os pequenos, com “A menina que virou passarinho” publicada em 2015. É por isso, que quando estivemos em Taperoá, Adriana – minha esposa e eu – fizemos questão de presentear Laila com uma camiseta destacando a capa do livro que ela mais gostava.
Do silêncio inicial para a criança falante foi só uma questão de tempo e de mais contatos.
Laila, completando 4 anos de idade, hoje, 26/12/2017, gosta de ser fotografada; sabe vestir-se e prefere uma tiara com flor no cabelo. É a vida que brota da cabeça aos pés na menina que brinca e ama seu torrão, a acolhedora Taperoá.
Nesta sua festa, quero desejar-lhe todas as alegrias, muitas amizades e uma longa vida com as melhores brincadeiras, as mais saudáveis, em sua terra. Também desejo muitas conquistas para a boa gente de Taperoá, lutadora como é a identidade do povo nordestino.
Que a cidade invista em suas crianças e, para elas, prepare os sucessos de seu futuro.
PARABÉNS, LAILA VITÓRIA, e que sua vida só engrandeça sua cidade!
Parabéns Taperoá, pela cidadã de 4 anos, que sabe valorizar seu povo e divulgar sua terra.
Parabéns, Flaviana e Leonardo, pela educação à menina que antes de aí chegarmos, já unia Paraíba a São Paulo!
- Organização, gestão do lar e mesa posta - 22 de novembro de 2024
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024