Afrânio Mello fornece informações sobre as famílias MELLO e FLORÊNCIO
ATENDIMENTOS NÚMEROS 1.340 E 1.341
Prezado Apolônio, boa tarde.
Atendendo sua solicitação sobre a Genealogia dos Florêncio de Mello, informo que eu
tenho arquivos de sobrenomes individuais e não coletivos.
Assim sendo vou enviar os arquivos para você dos sobrenomes em separado.
São arquivos grandes, principalmente o do MELLO/MELO onde tem centenas de nomes
E ,quem sabe, encontre os seus.
Espero que goste.
Logo abaixo envio um resumo de cada arquivo para os leitores do JORNAL CULTURAL ROL.
MELLO/MELO……………………….. 44 páginas e 2 brasões.
FLORÊNCIO…………………………… 3 páginas e 1 brasão.
Melo, Mello, sobrenome de origem portuguesa. Deriva este nome de uma alcunha e a família que o adotou por apelido é da mais remota e nobre ascendência.
Deriva ela, com efeito, de Dom Soeiro Reimondes, o Merlo – ou «melro» -, (contemporâneo dos reis Dom Afonso III e Dom Dinis) que era o chefe de linhagem dos «de Riba de Vizela» e, por esta via, da dos «da Maia».
Vindo para o Sul, fundou na Beira a vila de Merlo, depois Melo, sendo dela senhor, bem como de Gouveia.
Do seu casamento com Dona Urraca Viegas, filha de Dom Egas Gomes Barroso e de sua mulher Dona Urraca Vasques de Ambia, teve descendência na qual se fixaria o nome Melo.
MantÉm-se, na atualidade, o uso por parte de várias famílias, da grafia Mello. Na impossibilidade de saber com exatidão quem assim assina ou está registado e também por uma questão de uniformidade de critérios, adotamos aqui a grafia moderna, isto é, Melo.
Florêncio, sobrenome de origem latina. Derivado de Flora, procedente do latim Florens, “florescente, em flor”
Registra-se Antonia Manoel Florêncio, nascida em 17.10.1879, Lanlivery, Cornwall, Ingalterra. Registra-se Balbina manoel Florêncio, nascida em 12.07.1874, Lanlivery, Cornwall, Inglaterra. Registra-se Cândida Manoel Florêncio, nascida em 29.06.1877, Lanlivery, Cornwall, Inglaterra. (todos citados acima são filhos de Manoel e Emiliana Florêncio, ambos nascidos em Portugal). Registra-se José Florêncio, nascido em 12.03.1877, Blewbury, Berkshire, Inglaterra. Registra-se Pedro Florêncio, nascido em 06.10.1878, Wilton, Somerset, Inglaterra. Registra-se Vicência Florêncio, nascida em 25.05.1875, Blewbury, Berkshire, Inglaterra.
Apolonio, você tem bons arquivos para sua pesquisa.
É o que posso fazer.
Grande abraço.
Afrânio Franco de Oliveira Mello
“ Estas informações estão sendo fornecidas gratuitamente e serão publicadas no Jornal Cultural ROL-
A não concordância com esta publicação deve ser informada Imediatamente.
Gratos”
- Jeane Tertuliano: 'Rebeldia' - 3 de janeiro de 2023
- Carolina Michel: 'Por onde anda o AMOR?' - 27 de outubro de 2022
- Carolina Michel: 'Perder ou ganhar' - 1 de outubro de 2022
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros, Editor-Geral do Jornal Cultural ROL e um dos editores do Internet Jornal. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA. Membro Fundador das seguintes entidades: Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA; Academia Hispano-Brasileña de Ciências, Letras e Artes – AHBLA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALLA e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 7 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Dr. h. c. em Literatura, Dr. h.c. em Comunicação Social, Defensor Perpétuo do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro e Honorável Mestre da Literatura Brasileira; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia e Associação Literária de Tarrafal de Santiago, Embaixador Cultural | Brasil África – Adido Cultural Internacional