Diferentemente de outras publicações, focadas em documentos, entrevistas e pesquisas, em ‘Eletro Tupi – Minhas memórias da loja’, Élcio Mário Pinto opta por resgatar memórias
Natural de Angatuba (SP), e radicado em Sorocaba (SP, Élcio Mário Pinto está lançando o 62º livro: ‘Eletro Tupi – Minhas memórias da loja, editado pela Crearte Editora e com o patrocínio da Lexmediare Câmara de Mediação e Estudos Ltda.
-Diferentemente de outras publicações, focadas em documentos, entrevistas e pesquisas, nesta 62ª obra o Élcio Mário Pinto opta por resgatar memórias.
O trabalho, o ambiente e os amigos. A Loja, entre 1977 e 1985. As mercadorias, os registros e a clientela. As comemorações e o Natal.
Com farol de 50 anos iluminando a história, a memória vai buscar, nos Labirintos do Tempo, as lembranças ainda frescas para trazê-las ao presente e compartilhar a vida. Na alegria de gratidão a todos que participaram daqueles 7 anos e 5 meses, o abraço de comemoração!
O lançamento será realizado hoje (25 de junho), às 19h, com transmissão pelo Facebook.
O AUTOR
Élcio Mário Pinto, 58 anos, supervisor de ensino na Rede Pública Municipal de Votorantim, completou 30 anos de trabalho na Educação e 61 publicações, desde novembro de 2013, quando lançou seu primeiro livro: “Cronicranças 1 – Crônicas para crianças – perguntanças e resposteiras”.
Recebeu o prêmio Sorocaba de Literatura 2015 na categoria romance com o livro: “A Fonte: o forasteiro, o romeiro, a penitente, o turista e o viajante”. Em 2016 foi contemplado pela LINC – Lei de Incentivo à Cultura – Prefeitura Municipal de Sorocaba, com a publicação de “Pererezadas: jeito sacizeiro de ser”.
Sua formação acadêmica abrange Filosofia, Teologia, Pedagogia, Letras, História e Sociologia, com diversas especializações, além de outras áreas, como mediação escolar de conflitos e outras, do Direito.
Em agosto/2018 esteve na 25ª Bienal Internacional do Livro, pela segunda vez, com o livro: “Bilo: a salvadora de livros!”, pela Scortecci Editora/SP.
CARAVANAS LITERÁRIAS
Realizada a 1ª Caravana Literária em Santa Catarina e Paraná no ano de 2015, em diversas cidades com lançamentos de livros destacando suas aves-símbolos, o trabalho continuou com a 2ª Caravana na Paraíba e no Rio Grande do Norte, com o livro “Catulino Capilé” em Taperoá, cidade da infância de Ariano Suassuna.
Já a 3ª Caravana aconteceu em Angatuba/SP, a partir da publicação “Alma-de-gato: protegendo os vivos!”, em homenagem à cidade que estabeleceu a ave como seu símbolo oficial pela Lei Municipal nº 218 de 28/02/2018.
A 4ª Caravana em Votorantim/SP, em fins de maio e a 5ª em Itapetininga/SP, em fins de junho.
Na 6ª Caravana voltamos para Votorantim e na 7ª para Taperoá/PB, todas em 2018.
Para 2019, a 8ª Caravana aconteceu em Itapetininga, no mês de abril, a 9ª, permanente, em Votorantim, destacando sua ave-símbolo “Noivinha” pela Lei Municipal nº 2.715, de 01 de agosto de 2019, a 10ª em Angatuba e a 11ª, VIRTUAL, nível nacional, em 2020.
Para 2021 – a 12ª; 2022 – a 13ª (ambas virtuais) e a 14ª em 2023, presencial: Taperoá e parari/PB, Angatuba/SP e Itapetininga/SP.
O ESCRITOR EM TODOS OS CANTOS
Desde 2014 desenvolve o projeto ‘O Escritor em Todos os Cantos‘ – pelas Caravanas Literárias.
De acordo com a agenda, a conversa com estudantes, pelas escolas, dá-se de modo descontraído na apresentação das publicações e em seguida, espaço para os questionamentos da plateia.
Não há cobrança financeira.
O escritor leva os materiais disponíveis e se tem reserva de livros, oferece um exemplar de cada publicação para a escola. Se há interessados em adquirir materiais autografados, combina-se outro momento com envio pelos Correios.
Conheça mais o escritor:
Instagram: http://@elcioescritor
Bate-papo com o escritor Élcio Mário Pinto:
https://www.facebook.com/oabvaiaescolaitapetininga/videos/live-%C3%A9lcio-m%C3%A1rio-pinto/2503709576599419/?__so__=watchlist&__rv__=related_videos&locale=ms_MY
- Élcio Mário Pinto lança 62º livro: ‘Eletro Tupi – Minhas memórias da loja’ - 25 de junho de 2023
- Adriana Rocha: 'Reagindo ao conflito' - 25 de março de 2023
- Adriana Rocha: 'Sob nova direção' - 27 de fevereiro de 2023
Advogada. Escritora. Pedagoga. Produtora pedagógica de conteúdo digital. Tutora em EAD. Mediadora judicial e privada. Instrutora em mediação pelo Conselho Nacional de Justiça. Presidenta da Comissão de Mediação da OAB de Itapetininga. Facilitadora em Justiça Restaurativa (Núcleo de Itapetininga). Facilitadora do Grupo de Trabalho de Câmaras Privadas da Comissão Especial de Soluções Consensuais de Conflitos da OAB/SP.