Resenha sobre o livro ‘As poesias de uma pensante II’, de Júlia Vicente Machado, pela Editora Uiclap.
RESENHA
Este livro de poesias é um manifesto da sensibilidade e do compromisso de Júlia com a humanidade.
Suas palavras nos convidam a refletir, questionar e lutar por um mundo melhor.
A obra de Júlia é um espelho das nossas próprias esperanças e desafios.
Sua poesia nos inspira a sonhar, a lutar e a criar um futuro mais luminoso.
Lindo demais!!!
Assista à resenha do canal @oqueli no Youtube
SINOPSE
Uma pensante nunca para de pensar,e uma verdadeira pensante pensa em tudo e mais um pouco.
“As Poesias de uma Pensante II” traz uma visão de uma menina que não ignora os problemas do mundo e nem as próprias inseguranças.
Cada poesia traz uma visão ativista sobre situações que não devem ser ignoradas, desde inseguranças, situações de desilusão, até momentos de preconceito.
A cada página, o leitor se prende em uma reflexão profunda sobre a vida e a humanidade, um verdadeiro desabafo em versos.
SOBRE O LIVRO
Sempre apaixonada por escrever, ela começou explorando temas positivos e familiares, como evidencia sua primeira obra, As Poesias de uma Pensante: A Beleza da Vida em Rimas.
No entanto, durante a pandemia, sua visão de mundo começou a mudar. Entre acompanhar as notícias com mais atenção e vivenciar as transformações da puberdade, ela experimentou uma explosão de emoções e reflexões críticas que deram origem a um novo capítulo em sua carreira: a poesia ativista.
Sua segunda obra, As Poesias de uma Pensante II: Um Desabafo em Versos, nasceu desse amadurecimento e da necessidade de expressar suas inquietações pessoais e sociais.
A ideia central do livro foi criar um espaço de desabafo, abordando tanto questões íntimas quanto problemas do mundo contemporâneo. A pandemia trouxe à autora um olhar mais crítico e maduro, que se reflete intensamente nos versos dessa obra.
Cada poesia do livro é carregada de propósito, seja fruto de uma experiência pessoal ou de algo extraído das manchetes dos jornais.
A autora assumiu a missão de dar voz a quem não é ouvido, trazendo à tona questões que deveriam ser óbvias, mas que muitas vezes passam despercebidas.
Com uma linguagem acessível e letras grandes, ela faz questão de tornar a poesia inclusiva, acreditando que o verdadeiro poder das palavras está em atingir todos os públicos.
As Poesias de uma Pensante II é uma obra impactante, crítica e reflexiva, que desafia o leitor a encarar a realidade de forma mais ampla.
Para a autora, foi um ato de libertação e uma oportunidade de “destruir bolhas”.
Ela espera que seu trabalho ajude outras pessoas a expandirem suas mentes, encontrarem pontos de identificação em suas inseguranças e, acima de tudo, se libertarem ao perceberem que não estão sozinhas.
SOBRE A AUTORA
Julia Vicente Machado, nascida em São Paulo – SP no dia 29 de agosto de 2007, tem 17 anos e está se preparando para ingressar no terceiro ano do Ensino Médio.
Apesar da pouca idade, já demonstra maturidade e sensibilidade em sua escrita, abordando temas que vão desde questões pessoais até reflexões sociais e políticas, sempre com profundidade e autenticidade.
OBRA DA AUTORA
ONDE ENCONTAR
Resenhas da colunista Lee Oliveira
- As poesias de uma pensante II - 17 de dezembro de 2024
- Lorenzo Correa, o jovem escritor - 17 de dezembro de 2024
- Arthur e Miguel em: Aventura no mar - 16 de dezembro de 2024
Lílian Oliveira Henriques, mais conhecida no meio lítero-cultural como Lee Oliveira, é Tecnóloga em Processos Gerenciais, artesã, poetisa e bookstagram, forma de consumo do objeto livro a partir da comunidade literária da rede social Instagram. Proprietária do Instagram @o.que.li, onde escreve resenhas de livros de autores nacionais e/ou independentes, dando luz a essas obras tão importantes para Literatura Brasileira e que, às vezes, não são valorizadas. Acadêmica da FEBACLA, onde ocupa a cadeira 242, tendo por patrona Elizabeth II, entidade pela qual foi
agraciada com as seguintes medalhas: – Medalha de Mérito Acadêmico
– Medalha Mérito Mulher Virtuosa – Medalha alusiva a 10 anos da FEBACLA – Acadêmica Internacional – Medalha Tributo a Chiquinha Gonzaga
– Destaque Cultural Febacliano 2022 – Comenda Sete Maravilhas do Mundo Moderno. É coautora das antologias ‘Um brinde de Natal’ e ‘Rimas, Versos e Bardos’.