novembro 22, 2024
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Dia da Bandeira
Marota mente
Últimas Notícias
A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística Dia da Bandeira Marota mente

O livro 'Teorias da Comunicação Hoje' propõe uma nova forma de se estudar e pesquisar a comunicação.

image_pdfimage_print

LIVRO SUGERE UMA NOVA FORMA DE ESTUDAR E PESQUISAR A COMUNICAÇÃO

O autor Ciro Marcondes Filho justifica que a maioria das teorias da comunicação já caiu na obsolescência e no ostracismo. Para ele, poucas carregam certa atualidade. Ciro afirma que o momento comunicacional não para e está sempre em constante alteração, exigindo novos posicionamentos, novos equacionamentos teóricos e novas visões.

Dividido em oito capítulos, o trabalho é marcado pelo estudo do fenômeno ou acontecimento comunicacional enquanto tal. Para mergulhar de maneira inovadora no estudo da comunicação, o autor explora os episódios do dia a dia busca entender, por exemplo, como nos impactam um filme, uma performance, uma peça teatral, uma reportagem jornalística, a leitura de um livro, a participação num debate ou num diálogo.

Neste percurso, a primeira síntese analisa os processos da comunicação sob a perspectiva do fenômeno da comunicação humana. O autor apresenta vários pesquisadores e estudiosos que se ocuparam da comunicação no sentido estrito, como fenômeno comunicacional.

Os demais capítulos apresentam as seguintes sínteses: O processo de comunicação – como a coisa se dá; Aparelhos de comunicação, homens e seus conflitos; A reverberação da comunicação em nós; Imagens que mentem imagens que incomodam; Linguagem e engajamento político; e, por fim, A pesquisa do acontecimento comunicacional e da produção de sentido.

Segundo Ciro Marcondes Filho, pesquisar a comunicação não pode ser um trabalho a distância, porque comunicação é algo vivencial. Ele considera que investigar a comunicação não é focar no chamado “emissor” – o estudo está além desse procedimento, que ainda hoje é seriamente questionado.

Ciro Marcondes Filho é pesquisador 1 A do CNPq, professor titular da ECA-USP e titular da Cátedra UNESCO José Reis de Divulgação Científica. É autor de 45 livros sobre comunicação, jornalismo, televisão e meios eletrônicos, além de coordenador da FiloCom – Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação.

Ficha Técnica
Título: Teorias da comunicação, hoje
Autor (a): Ciro Marcondes Filho
Coleção: Temas de Comunicação
Acabamento: Brochura
Formato: 16.5 cm x 24cm
Páginas: 152
Área de interesse: Comunicação

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo