LIVRO SUGERE UMA NOVA FORMA DE ESTUDAR E PESQUISAR A COMUNICAÇÃO
O autor Ciro Marcondes Filho justifica que a maioria das teorias da comunicação já caiu na obsolescência e no ostracismo. Para ele, poucas carregam certa atualidade. Ciro afirma que o momento comunicacional não para e está sempre em constante alteração, exigindo novos posicionamentos, novos equacionamentos teóricos e novas visões.
Dividido em oito capítulos, o trabalho é marcado pelo estudo do fenômeno ou acontecimento comunicacional enquanto tal. Para mergulhar de maneira inovadora no estudo da comunicação, o autor explora os episódios do dia a dia busca entender, por exemplo, como nos impactam um filme, uma performance, uma peça teatral, uma reportagem jornalística, a leitura de um livro, a participação num debate ou num diálogo.
Neste percurso, a primeira síntese analisa os processos da comunicação sob a perspectiva do fenômeno da comunicação humana. O autor apresenta vários pesquisadores e estudiosos que se ocuparam da comunicação no sentido estrito, como fenômeno comunicacional.
Os demais capítulos apresentam as seguintes sínteses: O processo de comunicação – como a coisa se dá; Aparelhos de comunicação, homens e seus conflitos; A reverberação da comunicação em nós; Imagens que mentem imagens que incomodam; Linguagem e engajamento político; e, por fim, A pesquisa do acontecimento comunicacional e da produção de sentido.
Segundo Ciro Marcondes Filho, pesquisar a comunicação não pode ser um trabalho a distância, porque comunicação é algo vivencial. Ele considera que investigar a comunicação não é focar no chamado “emissor” – o estudo está além desse procedimento, que ainda hoje é seriamente questionado.
Ciro Marcondes Filho é pesquisador 1 A do CNPq, professor titular da ECA-USP e titular da Cátedra UNESCO José Reis de Divulgação Científica. É autor de 45 livros sobre comunicação, jornalismo, televisão e meios eletrônicos, além de coordenador da FiloCom – Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação.
Ficha Técnica
Título: Teorias da comunicação, hoje
Autor (a): Ciro Marcondes Filho
Coleção: Temas de Comunicação
Acabamento: Brochura
Formato: 16.5 cm x 24cm
Páginas: 152
Área de interesse: Comunicação
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.