ATELIER MARKO BRAJOVIC APRESENTA “EDEN TREE” NA SP-ARTE 2018
Acontece entre os dias 11 e 15 de abril, no Pavilhão da Bienal, a 14ª edição da SP-Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo, mais importante evento do setor na América Latina.
Patrocinadora do evento desde a sua 10ª edição, a marca de champagne Perrier-Jouët juntamente com o Atelier Marko Brajovic apresenta a obra exclusiva: ‘Eden Tree’. Inspirado pela elegância e DNA da marca, o artista produziu uma instalação que imerge o público numa experiência multisensorial.
Desde a sua fundação, em 1811, a Maison Perrier-Jouët reconta, quase como um mito, a história de amor entre Pierre-Nicolas Perrier e Rose-Adélaïde Jouët. O casal, inspirados por uma constante busca pela perfeição e paixão pela natureza, transformou a tradição do champagne em uma homenagem à arte, e na tentativa de acrescentar beleza à vida cotidiana construiu a maior coleção particular de art nouveau do mundo.
No pavilhão da Bienal, no parque do Ibirapuera, o público se confrontará com mais um fruto desse amor: um objeto espelhado, dourado e translúcido em forma de diamante que convida para entrar e descobrir, no seu interior, uma floresta de reflexos. O tema se revela nos detalhes da árvore feita de luz que se estende e (re)conecta ao infinito. O tronco e galhos crescem e se contorcem de forma delicada e sinuosa transcendendo o óbvio e apresentando outros elementos “proibidos”.
O tema originário e reconhecível – a árvore da vida – remete à arte clássica e personagens históricos, contudo Eden Tree contextualiza o público num espaço/tempo contemporâneo e transgressivo que atrai e estimula a interação. A trilha sonora, composta especialmente para a instalação, completa a experiência multissensorial.
“O Eden Tree é um objeto e um espaço. É um convite ou, talvez seja um portal de transformação para o público. Uma ordem evocativa de percepção consciente e inconsciente: a floresta, a árvore da vida, a sedução, o inesperado, a libertação” afirma o artista Marko Brajovic. “Foi muito prazeroso criar com tanta liberdade, além disso é uma honra fazer parte de um seleto rol de artistas que assinaram obras para Perrier-Jouët” completou.
Os visitantes que comparecerem à 14ª edição da SP-Arte poderão conferir Eden Tree de Marko Brajovic para Perrier-Jouët durante os quatro dias do evento. Com essa ação a marca visa incentivar a cultura brasileira e fortalecer a sua identidade artística.
Serviço:
SP-Arte/2018
Quando: 12 a 15 de abril
Quinta-feira a sábado, das 13h às 21h. Domingo, de 11h às 19h.
Onde: Pavilhão da Bienal, Parque do Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n.º – Portão 3
Informações: www.sp-arte.com
Sobre a Maison Perrier-Jouët:
Pierre-Nicolas-Marie-Perrier, o criador do champagne Perrier-Jouët, foi um dos pioneiros na utilização de uvas Chardonnay para produção de champagnes. A Maison Perrier-Jouët, que teve início em 1811, foi a primeira produtora a criar um champagne “seco” – denominação que passaria a Brut em 1880. A inovação da vinícola e a qualidade de sua champagne fez da Perrier-Jouët a fornecedora oficial da rainha Vitória e de toda a corte inglesa. Seus rótulos estão entre as bebidas mais cobiçadas do mundo e recentemente Perrier-Jouët Belle Epoque 2004 foi reconhecida por seu prestígio com uma medalha de ouro na 33ª edição da San Francisco International Wine Competition.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.