No dia 08 de abril de 2018, o escritor Élcio Mário Pinto, ao lado de sua apoiadora cultural e escritora Adriana da Rocha Leite e do jovem ilustrador Caique Ferraz, estiveram em Angatuba, levando o projeto ‘O Escritor na Casa do Leitor’, bem como distribuindo o livro ‘Socratisa: parteira de livros, escultora de ideias na escola ‘Fortunato de Camargo’, com a ‘Campanha Fortunato 200’
No dia 08 de abril de 2018, Élcio Mário Pinto, escritor, Adriana da Rocha Leite, escritora e Caique Ferraz, ilustrador, estiveram em Angatuba.
Na ocasião, o projeto “O Escritor na Casa do Leitor” aconteceu no Bairro Marianos com a família de Darci Machado e Cidinha. Lá estavam suas filhas: Jaqueline, Juliana, Josiane e Janaína e seus, respectivos, esposos e filhos.
As crianças festejaram os visitantes amigos. Receberam livros autografados com muitas fotos e leitura até sobre os troncos das árvores.
O almoço, servido pelos anfitriões – arroz com frango – feito à moda original de fogão a lenha, agradou a todos nas memórias revividas desde os anos 1990.
Uma tarde maravilhosa de domingo comemorada com muita amizade!
Já, na segunda-feira, 09 de abril, os escritores e o ilustrador estiveram na Escola Estadual “Dr. Fortunato de Camargo”, pela manhã e na Escola Estadual “Prof. Orestes Óris de Albuquerque”, com o projeto “O Escritor em Todos os Cantos” à tarde.
Na famosa “Fortunato”, Élcio, um angatubense e “filho” da escola, entregou um exemplar do livro – “Socratisa: parteira de livros, escultora de ideias”, para cada aluno. Também receberam exemplares da publicação todos os funcionários e professores. Ao todo, foram 250 livros entregues na 4ª Campanha “Fortunato 200”.
Naquela manhã, a escola comemorava seus 106 anos de instalação: 09/04/1912 – 09/04/2018.
Com livros nas mãos, todos puderam saborear o delicioso bolo de aniversário da primeira escola de Angatuba, Diretoria de Ensino – Região de Itapetininga.
Na pessoa da Diretora Ivone, os visitantes agradeceram a todos os envolvidos.
Após o almoço, a conversa literária aconteceu na Escola Estadual “Prof. Orestes Óris de Albuquerque”, que agora também atende seus estudantes em período integral.
Os jovens, acompanhados pelos professores e funcionários, participaram da palestra e da divulgação do livro “Alma-de-gato: protegendo os vivos!”, em homenagem à cidade de Angatuba e lançado em 17/12/2017 na Câmara Municipal. O trabalhado foi coroado pela Lei Municipal nº 218, de 28 de fevereiro de 2018, que definiu este pássaro como ave-símbolo do município.
Na fala do escritor Élcio, destacou-se a figura do Prof. Orestes, que foi o 1º Diretor da Escola “Fortunato” em 1912. Então, as comemorações, naquele 09 de abril alcançaram as duas escolas tão valorizadas por toda a cidade!
Também destacou-se o grupo de teatro “Elementos Anônimos”, na pessoa de seu diretor e ator, Antonio, que com sua equipe já apresentou a peça, com o mesmo título do livro, por duas vezes em Angatuba. O autor fez questão de dizer que não controlou as emoções e que chorou em ambas as apresentações.
Enquanto o ilustrador Caique fotografava, a escritora Adriana Rocha comentava que as publicações do angatubense Élcio Mário Pinto estavam em diversos estados do Brasil e em muitos países, inclusive, no Vaticano. De lá, o autor recebeu duas cartas de agradecimento pelo envio dos livros.
Na pessoa da Diretora Marta, os convidados agradeceram pela carinhosa recepção, prometendo que voltarão para trabalhar outras publicações com os estudantes, que merecem destaque pela intensa participação com muitas perguntas e conversa aberta com o escritor Élcio.
Angatuba continua no roteiro dos trabalhos literários do trio – Adriana, Caique e Élcio – com um sarau literário agendado para o dia 21/04/2018, sábado à noite, na Casa da Cultura, praça da matriz.
A equipe literária hospedou-se em casa de Lenira, irmã do escritor e também, visitou a Profª Drª Maria Aparecida, historiadora renomada e ícone de Angatuba, nas palavras do Prof. Carlos Alberto, o Beto.
Para breve, outros valiosos eventos literários acontecerão em Angatuba, apresentados que serão por Adriana, Caique e Élcio.
Parabéns, Angatuba!
11/04/2018
Matéria de autoria do escritor Élcio Mário Pinto
Abaixo, fotos da ‘Campanha ‘Fortunato 200’, com a distribuição do livro ‘Socratisa: parteira de livros, escultora de ideias’:
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024