O Gabinete de Leitura Sorocabano sedia, segunda-feira, dia 7, das 13 às 17 horas, em seu salão nobre (Praça Coronel Fernando Prestes, 21 – Centro), o Encontro Regional de Pesquisadores do Tropeirismo
O Gabinete de Leitura Sorocabano sedia, segunda-feira, dia 7, das 13 às 17 horas, em seu salão nobre (Praça Coronel Fernando Prestes, 21 – Centro), o Encontro Regional de Pesquisadores do Tropeirismo. Promovido por aquela instituição, em parceria com a Academia Sorocabana de Letras, ele tem como finalidade analisar os rumos da pesquisa do tropeirismo e iniciar o alinhavo de um futuro Seminário Regional de Pesquisadores.
O encontro, gratuito e aberto a todos os interessados, contará com a presença das pesquisadoras sul-rio-grandenses Lucila Maria Sgarbi Santos e Vera Lúcia Maciel Barroso, PhD, coordenadoras de alguns dos principais eventos do Cone Sul de pesquisa tropeira, notadamente o Seminário Nacional e o Encontro Cone Sul de Tropeirismo, que, em abril, tiveram suas versões de números XIV e XI realizadas em Bom Jesus, RS. Serão fornecidos certificados aos participantes.
Geraldo Bonadio, MSc, coordenador científico do Encontro de segunda-feira, pontua que o estudo e a pesquisa do tropeirismo vêm ganhando crescente importância. “Isso se patenteia, por exemplo, na obra do pesquisador Jorge Caldeira, especialmente na sua recém-publicada História da Riqueza no Brasil, que vira de ponta-cabeça os conceitos traçados na obra de Celso Furtado.”
E acrescenta: “A edição atualizada de ‘Algumas fontes secundárias para o estudo do tropeirismo’, que a Academia editará este ano, mapeia 1.200 trabalhos, em especial algumas dezenas de dissertações e teses produzidas, recentemente, em importantes universidades públicas do país.”
- De Tupã (SP) para o Jornal ROL, Márcio José Zacarias! - 10 de dezembro de 2025
- Beleza interior - 10 de dezembro de 2025
- Movimento Cultivista Café com Poemas Sorocaba - 9 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

