O artesão sorocabano Levy Martins, por meio de sua arte com coco seco, comprova o antigo ditado: “Há males que vêm para o bem”!
O sorocabano Levy Martins é astrólogo, numerólogo, trabalha com Tarot (Osho) e, nas poucas folgas, é empresário AMWAY (empresa multinacional de vendas direta e marketing multinível).
Por um problema de saúde, há dois anos começou a consumir coco seco ( 2 por dia) e, num insight, sentiu que seria um desperdício jogar as cascas fora. A partir desse momento, começou a pintar as cascas, utilizando-se, para isso, tinta PVA e um verniz.
Mais recentemente, está 1com um pé’ no pontilhismo, escola de pintura desenvolvida nas duas últimas décadas do século XIX, que preconizava o uso dessa técnica, com pontos de cores básicas entremeados, para produzir as cores secundárias no olho do espectador. Uma técnica de pintura e desenho em que as imagens são definidas por pequenas manchas ou pontos.
Levy, que prefere o óleo ao acrílico, tem algumas telas e, segundo ele, gosta de fazer releituras dos grandes mestres, sendo que o preferido dele é Gustav Klimt, pintor simbolista austríaco do século XIX.
O contato com Levy pode ser feito por meio do e-mail: levy54martins@globo.com. E, quem quiser apreciar seus trabalhos pessoalmente, poderá encontrá-lo na Feira de Artes Plásticas de Sorocaba, realizada todos os domingos, das 9h00 às 17h00, no Parque do Campolim (Av. Antônio Carlos Cômitre, s/nº – Sorocaba).
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
- N.A.I.S.L.A - 2 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,




