No último final de semana, de sexta-feira (25) a domingo (27), ocorreu em Bragança Paulista, cidade do interior paulista, o III Encontro Nacional de Escritores – Poesia na Cidade Poesia
No último final de semana, de sexta-feira (25) a domingo (27), ocorreu em Bragança Paulista, cidade do interior paulista, o III Encontro Nacional de Escritores – Poesia na Cidade Poesia.
O evento contou com palestras, apresentações artísticas e culturais, debates, saraus e premiação de escritores e poetas. Organizado pela ASES (Associação dos Escritores de Bragança Paulista) e pela UBT (União Brasileira dos Trovadores – Seção de Bragança), o evento iniciou-se com um Sarau onde foram lidas poesias de diversos autores.
No sábado, ocorreu a roda de poesias mediada por André Telucazu Kondo, seguida por palestra da consagrada escritora Maria Valéria Rezende, premiada com o Prêmio Jabuti e com o Prêmio Casa de Las Américas. À noite houve a cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores do V Concurso Literário Cidade Poesia e também a III Láurea Cidade Poesia aos trovadores. Durante a cerimônia de premiação houve a apresentação do tenor Allan Vilchez, de Osasco. Foram premiados com o V Prêmio Cidade Poesias os poetas: 1º lugar – Edelson Rodrigues Nascimento – Brasília/DF, 2º lugar – Carlos Carvalho Cavalheiro – Sorocaba/SP, 3º lugar – Nilton Silveira – Porto Alegre/RS e Marialini Garcia Cardoso Bertolini, como melhor poeta bragantina.
Da região de Sorocaba, o professor Carlos Carvalho Cavalheiro, que ficou em 2º lugar, recebeu medalha e certificado, além de exemplares da coletânea do concurso. Carlos Cavalheiro reside em Sorocaba e leciona História em Porto Feliz.
No domingo, o encerramento contou com uma roda de trovas mediada por Lóla Prata, apresentação de dança por Isadora Prata e lançamento coletivo de obras dos escritores participantes.
- Troféu Mulher de Pedra 2025 - 6 de dezembro de 2025
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

