‘Sorocoisas – Manual de Sorocaba para Principiantes’ é o título do livro que o jornalista, publicitário e humorista Celso Marvadão Ribeiro lançará no dia 10 de agosto, às 19h30, em coquetel no auditório da Associação Comercial de Sorocaba, que apoia o evento
‘Sorocoisas – Manual de Sorocaba para Principiantes’ é o título do livro que o jornalista, publicitário e humorista Celso Marvadão Ribeiro lançará no dia 10 de agosto, às 19h30, em coquetel no auditório da Associação Comercial de Sorocaba, que apoia o evento. A obra tem a coautoria da professora doutora Denise Lemos Gomes, coordenadora do Curso de Letras da Universidade de Sorocaba (Uniso) e faz parte da programação oficial de aniversário de Sorocaba.
Com prefácio do professor Aldo Vannucchi e charges de Walter Martins, além de fotos marcantes, “Sorocoisas”, um termo criado por Marvadão, reúne 60 textos inéditos que procuram “traduzir as linguagens, as coisas típicas e os usos e costumes de Sorocaba, por meio de observação jornalística e folclórica, numa narrativa em tom humorístico”, informa Celso.
Ele explica que não se trata de um livro acadêmico: “É um registro descontraído e coloquial do jeito sorocabano de ser”, fruto de muitas décadas de observação da cidade e sua gente, conteúdo publicado em pílulas na coluna ‘Sapo N’água’ e na página ‘Segundão do Marvadão’, agora reunido e ampliado num livro de muitas crônicas que conversam entre si. “O texto traz orientações de como se dar bem na cidade, vai apresentando Sorocaba como se fosse um guia dando boas-vindas aos visitantes-leitores. É também uma declaração de amor (com humor) por esta terra”, adianta Celso Ribeiro.
Denise Gomes fala do processo de criação: “Escolhemos, ao escrever o livro, um jeito diferente e inusitado para apresentar, resgatar, reacender e reviver histórias da cidade para os leitores. Escritos em linguagem simples, quase coloquial, os textos, além do glossário de mais de 1.000 expressões sorocabanas, estão carregados de informação e observações sobre o que somos e como somos”.
O leitor vai saber, por exemplo, a origem das expressões “ché”, “filãozinho” e de onde vem o nosso “chovendinho”, entre centenas de outros termos.
Celso Ribeiro é autor de outras duas obras: ‘Sorocaba Bem Te Vi (sorocrônicas) e ’60
Anos da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba’ (este em parceria com o saudoso jornalista Ruy Albuquerque Martins).
SOROCOISAS AO VIVO, NO DIA 10
Uma surpresa no lançamento: a contadora de histórias Monisa Maciel vai fazer uma ‘performance’ especial no coquetel de lançamento do livro ‘Sorocoisas, Manual de Sorocaba para Principiantes’.
A partir das abordagens dos textos, ela vai criar uma breve história sobre o cotidiano sorocabano, nosso jeito de ser, nossa linguagem.
INFORMAÇÕES
Obra: ‘Sorocoisas, Manual de Sorocaba para Principiantes’. De Celso Marvadão Ribeiro e Denise Lemos Gomes. 140 páginas. Edição e revisão: jornalista Lucas Giavoni. Charges: Walter Martins
Preço da obra: R$ 25,00 reais.
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia - ALSPA e do NúcleoArtístico e Literário de Luanda - Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil - AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes;pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024