Temporada de eventos acontece de 13 a 19 de maio em municípios de todo o país
A 17ª Semana Nacional de Museus acontecerá no período de 13 a 19 de maio de 2019, reunindo 1.114 instituições culturais das 5 regiões do país na temporada de eventos que celebra o Dia Internacional dos Museus (18 de maio).
Ao todo serão 3.222 eventos que vão desde mostras e oficinas, a visitas guiadas, debates e apresentações musicais, na programação da Semana Nacional de Museus promovida todos os anos pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram.
Com o tema Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições, a 17ª Semana de Museus propõe um debate sobre o papel dos museus como centros emanadores e, igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura.
A programação completa está disponível online, no site do Ibram: www.museus.gov.br
Ouça o spot para veiculação (formato mp3) de forma facultativa, gratuita e aleatória na programação: http://eventos.museus.gov.br/docs/17SNM/Finais/audio_Spot-17_SNM_SEM%20APOIO.mp3
Sobre a Semana de Museus
Todos os anos, o Conselho Internacional de Museus – Icom lança um tema diferente para a celebração do Dia Internacional de Museus, que é discutido por instituições de todo o mundo. O Brasil ampliou a discussão ao trabalhar o tema durante a Semana de Museus, visando promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.
A primeira edição, em 2003, contou com 57 museus participantes. Desde então, este número vem em uma curva crescente e, a partir de 2012 mantem uma média de mais de mil instituições participantes.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.