Mari Miró está de volta, pronta para explorar o mundo da arte, e convida a todos para embarcarem em duas novas histórias
Mari Miró está de volta, pronta para explorar o mundo da arte, e convida a todos para embarcarem em duas novas histórias. Nos livros Mari Miró e o Mané Gostoso e Mari Miró e o Tintureiro com a Gaita, da educadora social Vivian Caroline Lopes, a pequena personagem é transportada diretamente para dentro de grandes obras de arte! E adivinha quem são os pintores da vez? Ninguém menos que Alfredo Volpi e Cândido Portinari.
A garotada vai poder viajar pelas pinturas destes grandes artistas brasileiros e se divertir enquanto conhece um pouco mais sobre eles. Por exemplo, no Mané Gostoso, você vai ver de pertinho as clássicas bandeirinhas de Festa de São João e as fachadas dos casarios – características do artista ítalo-brasileiro Alfredo Volpi. Crianças, adultos e professores, além de aprenderem muito com a jovem garotinha, também vão se emocionar quando Mari encontra um senhor todo simpático que está pintando uma casa. Para a sua alegria, ele é o próprio artista!!!
Outro personagem que recebe o nome da segunda obra, Tintureiro com a Gaita, é um menino gentil que sai por aí fazendo as entregas das roupas que a mãe dele lava, passa e tinge. Na sua aventura – como no mundo paralelo de Mágico de Oz – Mari e seu amigo Ívilis descobrem Brodowski, a cidade natal de Portinari, e passeiam por vários temas importantes da obra deste que é um dos mais respeitados artistas brasileiros. O livro é um verdadeiro convite para revivermos a infância no interior por meio de um mundo lírico sobre as artes de Portinari.
Essas publicações fazem parte da coleção Arte é Infância, que já conta com nove narrativas sobre os artistas: Joan Miró, Paul Klee, Wassily Kandinsky, Anita Malfatti e Lasar Segall, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti e, agora, também, como já citado, Alfredo Volpi e Cândido Portinari.
Ilustrados pela própria autora, que é também doutora em Literatura Brasileira, o projeto tem auxiliado muito os professores a transformarem o conteúdo lúdico dos livros em conhecimento de história da arte e práticas de sala de aula.
Cada livro conta com material de apoio didático e apresentação detalhada das referências usadas, obras e um panorama geral da vida dos pintores. Também tem sugestões de sequências didáticas com atividades, além de proporcionar diálogos com cinema, teatro e dança.
Ficha técnica:
Título: Mari Miró e o Mané Gostoso
Autor: Vivian Caroline Lopes
ISBN: 9788538088424
Editora: Ciranda Cultural
Páginas: 48
Formato: 24×24 cm
Preço: R$ 24,90
Título: Mari Miró e o Tintureiro com a Gaita
Autor: Vivian Caroline Lopes
ISBN: 9788538088431
Editora: Ciranda Cultural
Páginas: 48
Formato: 24×24 cm
Preço: R$ 24,90
Sobre autora:
Vivian Caroline Lopes é educadora social atuante na periferia de São Paulo, com projetos de incentivo à leitura e escrita em diálogo com música, dança e pintura. Doutora em Literatura Brasileira, estuda a relação entre palavra e imagem, poesia e pintura, literatura e artes. Foi vencedora do Prêmio Jabuti 2015 na categoria Paradidático com a coleção Arte é Infância.
Acompanhe a autora no Facebook: https://www.
Outros livros da coleção Arte é Infância: https://www.
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024