O passeio acontece por alguns dos lugares citados no livro como forma de trazer um pouco da história para mais perto do público
O livro vencedor do Prêmio Sorocaba de Literatura 2019, “Entre o Sereno e os Teares”, primeiro romance do escritor Carlos Carvalho Cavalheiro, é usado como referência para a realização de um passeio cultural por lugares históricos de Sorocaba, no próximo dia 29 de fevereiro, às 9h, com concentração na Praça Frank Speers (Largo do Líder).
O passeio acontece por alguns dos lugares citados no livro como forma de trazer um pouco da história para mais perto do público. Ao mesmo tempo, a atividade busca discutir o processo criativo da obra.
A proposta é que o roteiro tenha início na Vila Santana e percorra diversos pontos da área central da cidade como o Mercado Municipal, a Praça Carlos de Campos, a Rua Ubaldino do Amaral e arredores, a Praça Frei Baraúna, a antiga vila operária da Fábrica Santo Antônio, entre outros locais.
Ambientado nos anos 1920 e 1930, “Entre o sereno e os teares” conta a história de um malandro apelidado de Meia-Volta e uma operária e militante anarquista chamada Zilda. Do encontro entre os dois personagens surgem os pontos de ligação de dois mundos marginalizados dentro da perspectiva da “Manchester Paulista”, como era conhecida a cidade na época. Com diversas passagens e relatos de fatos e lugares, o romance se desenrola tendo Sorocaba como pano de fundo.
Para participar, os interessados devem fazer suas inscrições gratuitas pelo e-mail amascarenhas@sorocaba.sp.gov.
Livre para todas as idades
29/02, às 09h
As inscrições devem ser feitas de 14 a 27 de fevereiro | São oferecidas 30 vagas
Gratuito
Vários locais
- O admirável mundo de João de Camargo - 2 de maio de 2024
- No palco feminista - 26 de dezembro de 2023
- Um país sem cultura é um corpo sem alma - 9 de agosto de 2023
Natural de São Paulo (SP, atualmente reside em Sorocaba. É professor de História da rede pública municipal de Porto Feliz (SP). Licenciado em História e em Pedagogia, Bacharel em Teologia e Mestre em Educação (UFSCar, campus Sorocaba). Historiador, escritor, poeta, documentarista e pesquisador de cultura popular paulista. Autor de mais de duas dezenas de livros, dentre os quais se destacam: ‘Folclore em Sorocaba’, ‘Salvadora!’, ‘Scenas da Escravidão, ‘Memória Operária’, ‘André no Céu’, ‘Entre o Sereno e os Teares’ e ‘Vadios e Imorais’. Em fevereiro de 2019, recebeu as seguintes honrarias: Título de Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça e Medalha Notório Saber Cultural, outorgados pela FEBACLA – Federação dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e o Título Defensor Perpétuo do Patrimônio e da Memória de Sorocaba, outorgado pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos. É idealizador e organizador da FLAUS – Feira do Livro dos Autores Sorocabanos