Afrânio Franco de Oliveira Mello – ATENDIMENTOS NÚMEROS 578 e 579
Caro solicitante, boa tarde.
Assim me dirijo a você pois não sei o seu nome. Não é possível visualizar em seu endereço.
Não importo e o que importa é o arquivo dos seus sobrenomes.
Gomes…………………. 39 páginas e 37 brasões.
Esse arquivo trata do sobrenome em Portugal e na Espanha.
Tem uma infinidade de associações com outros sobrenomes.
Imensa quantidade de nomes , casamentos, filiações que você, com certeza, irá procurar as suas raízes.
Tem duas páginas já traduzidas do Gómez, espanhol.
Souza…………………….. 40 páginas e 3 brasões.
Na mesma forma que o Gomes você tem neste arquivo uma quantidade muito grande de informações
para sua leitura.
Ao final um relatório de pesquisa sobre o Marachal do Ar Eduardo Goes.
Divirta-se e
Afrânio Franco de Oliveira Mello
IHGGI / ROL – Jornal On Line
Gomes,
sobrenome de origem espanhola. Tratando-se de um patronímico, pois remonta ao nome próprio do fundador deste tronco familiar, a seu propósito se dirá antes de mais nada que existiram muitas famílias que o adotaram por sobrenome e nenhum laço de sangue os ligavam entre si. Inicialmente, os primeiros a utilizar este sobrenome eram conhecidos “Fulano Filius Quondam Gomes “ ou seja “ Fulano filho do senhor Gomes” , já a Segunda geração, ou seja, os netos do senhor Gomes já utilizavam o nome do avô como sobrenome.
Mas a ser verdadeira a dedução genealógica que se reproduz na mais antiga carta de brasão com armas de Gomes – 20 de Março de 1621 – é plausível que el-rei D. João II tenha concedido a Martim Gomes Bravo, fidalgo galego casado com Cecília Cardoso, criada da Infanta D. Joana ou Beata Santa Joana, irmã daquele monarca, as armas que terão erradamente passado a ser consideradas armas desta família.
Este sobrenome tem origem portuguesa e galega ( Norte da Espanha ). Existem registros do século IX como Gomizi e Gomiz, em espamhol utiliza-se Gomez e Güemes, sua origem provável pode ser, afirmam alguns genealogistas, vem de uma abreviação do visigodo “ Gomoarius “ que significaria “ Homem de Guerra “ , o qual pôr vezes foi utilizado como nome próprio. Isto é de origem patronímica. Acima o brasão português e abaixo o brasão galego.
======================================================================================================================================
Sousa, Souza
sobrenome de origem portuguesa. Nome de raízes toponímicas tirado da terra de Sousa, designou primeiramente a linhagem deste nome, cujas origens documentadas datam de épocas anteriores à Nacionalidade, vindo posteriormente a ser apelido da família em que tal linhagem veio a transformar-se.
Tendo recaído em senhora os dois principais ramos desta família, as duas damas da família, Dona Maria Pais, chefe da linha primogênita, e Dona Inês Lourenço, a secundogênita, vieram a casar respectivamente com Dom Afonso Dinis, filho bastardo legitimado de Dom Afonso III, e com Dom Martim Afonso, meio-irmão daquele.
De Dona Maria Pais e Dom Afonso nasceria a linha de Sousas dita de Arronches, por terem detido este senhorio, hoje chefiada pelos Duques de Lafões
De Dona Inês e Dom Afonso descenderiam dos Sousas ditos do Prado, por terem tido o senhorio desta vila, ou Chichorros, da alcunha daquele Dom Martim.
Sobrenome de origem geográfica. Rio e Povoação de Portugal. Cortesão tirou, com dúvida, da baixa latinidade Sousa, Saucia, ou Socia. Sousa [forma documentadano ano de 924], Souza [com z], Socia [documentado em 1088]. Leite de Vasconcelos tirou do latim saza, seixos, o que traz dificuldades fonéticas. Outros derivam de Salsa, donde Souza, Sousa, o que não apresenta dificuldade fonética. Cortesão faz diferença entre Sousa, nome do rio, e Souza, nome da povoação, derivando aquele de saza e este de Socia (Antenor Nascentes, II,286).
======================================================================================================================================
Abaixo um resumo de pesquisa sobre o Brigadeira Eduardo Gomes ( Marechal do Ar ).
Você poderá procurar aqui se já não o fêz.
Resultados da pesquisa
Eduardo Gomes – Wikipédia, a enciclopédia livre
https://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Gomes
o Em cache
Uma história popularizada sobretudo a partir dos anos 1980 afirma que o nome do doce Brigadeiro seria uma homenagem aobrigadeiro Eduardo Gomes.
Biografia conta detalhes da trajetória do Marechal do Ar …
www.fab.mil.br/…/VÍDEO—Biografia-conta-detalhes-da-trajetória-do-M…
o Em cache
o Similares
23 de jan de 2012 – Esta história e muitas outras podem ser vistas na biografia “Brigadeiro Eduardo Gomes, a Trajetória de um Heroi”, do jornalista e escritor …
[PDF]Marechal-do-Ar Eduardo Gomes – Academia Brasileira de …
www.defesa.org.br/Biografia%20Marechal%20Eduardo%20Gomes%203…
o Em cache
o Similares
O Brigadeiro Eduardo Gomes foi um grande estadista brasileiro, que nunca dei- … debandaram ou se renderam, mas a históriaregistrou dezoito, (três oficiais, …
O BRIGADEIRO – Eduardo Gomes, trajetória de um herói
www.defesanet.com.br/…/O-BRIGADEIRO—Eduardo–Gomes–trajetoria…
o Em cache
o Similares
14 de jan de 2012 – O BRIGADEIRO – Eduardo Gomes, trajetória de um herói – … da trajetória de Eduardo Gomes, uma históriaempolgante, com lances …
Marechal-do-Ar EDUARDO GOMES, Patrono da Força …
www.rudnei.cunha.nom.br/FAB/br/patrono.html
o Em cache
o Similares
O Marechal-do-Ar Eduardo Gomes nasceu a 20 de setembro de 1896 em Petrópolis, RJ. …. Promovido a Brigadeiro em dezembro de 1941, Eduardo Gomes foi … N.F. Lavenère-Wanderley, “História da Força Aérea Brasileira”, 2ª Ed. J.V. de …
bio Gilberto de Melo Freire – Genealogiafreire
www.genealogiafreire.com.br/bio_gilberto_de_melo_freire.htm
o Em cache
o Similares
Mencionado nos livros “BREVE HISTÓRIA DO TOCANTINS E DE SUA ….. na campanha pela candidatura do Brigadeiro Eduardo Gomes à presidência da …
O doce enigma do brigadeiro | Revista Língua Portuguesa
revistalingua.com.br/textos/…/o-doce-enigma-do-brigadeiro-255322-1.a…
o Em cache
Uma história em particular explica a denominação, circula há décadas e foi … Se o brigadeiro a que se refere o étimo do doce é de fatoEduardo Gomes, …
Históricos > Colégio Eduardo Gomes
colegioeduardogomes.com.br/historicos-colegio-eduardo–gomes
o Em cache
O Colégio Eduardo Gomes teve, naturalmente, acontecimentos que antecederam … dia 31, de criar um colégio denominado “Brigadeiro Eduardo Gomes”. … Militar, que mais tarde viria a dar origem ao atual Correio Aéreo Nacional, como um …
Eduardo Gomes | CPDOC
https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/…/eduardo_gomes
o Em cache
Eduardo Gomes nasceu em Petrópolis (RJ), em 1896. Militar … Em 1941, após a criação do Ministério da Aeronáutica, foi promovido abrigadeiro. Foi, em …
EBM Brigadeiro Eduardo Gomes – Facebook
https://pt-br.facebook.com/...Brigadeiro–Eduardo–Gomes/352237184878…
From: g mp
Sent: Sunday, December 20, 2015 7:33 PM
Subject: genealogia
Caro sr. Afranio, venho fazendo minha árvore genealogica ha algum tempo, e não consigo conclui-la, porque, não achei a certidão de batismo do meu tataravô, JOAQUIM GOMES DE SOUZA.só o que sei é que ele era medico, casou-se com minha tataravó Adelaide Carolina Gomes de Lemos nascida em Campanha/MG,e faleceu no Rio de Janeiro em 1885.Meu falecido pai me disse certa vez que ele era primo doBrigadeiro Eduardo Gomes, já procurei ver a genealogia do brigadeiro. e sei o nome dos pais dele e do bisavô Félix Peixoto, mas não encontrei os demais parentes. O Sr pode me ajudar?
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.