novembro 23, 2024
O poder cognitivo
Correntezas de um rio
Organização, gestão do lar e mesa posta
Cansaço
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Últimas Notícias
O poder cognitivo Correntezas de um rio Organização, gestão do lar e mesa posta Cansaço A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados

Marcelo Jamal funda a Banda Karminda

image_pdfimage_print

“O que fazemos é musica com o máximo de brasilidade nelas.” (Marcelo Jamal)

Para quem é filósofo, escritor, poeta, diretor teatral, dramaturgo, compositor e músico, somente faltava apenas juntar tudo isso, num mix de talento, de criatividade e criar uma banda.

E foi justamente isso que Marcelo Jamal fez!

Segundo Jamal, a ideia de formar uma banda é um sonho antigo que o persegue desde a adolescência e cujo ‘gatilho’ motivador foi a apresentação da banda ‘Eugênio’. Nesse momento,  percebeu que a música no Brasil estava em constante processo de se recriação, de reelaboração.

Entusiasmado com essa impressão, resolveu formar uma banda que tivesse uma boa dose teatral, sua atividade artística mais efervescente. E, para tanto,   buscou inspiração nas casas de “Burlesco” europeias. Burlesco é uma palavra de origem italiana, derivado de ‘burla’, que significa ‘piada’, ‘ridículo’ ou ‘zombaria’ e se expressa tanto literariamente, quanto de forma dramática ou musical. O intuito desse gênero artístico é justamente causar riso em relação a trabalhos tidos como sérios.

Com essa base, Jamal quis criar uma identidade própria para a banda e começou a compor em cima dessa ideia musical.

Karminda

Jamal conta que o nome Karminda surgiu depois de várias artes feitas com outros nomes. E, num lampejo de criatividade, surgiu o nome Karminda, cuja origem  vem de Carmem, diminutivo de Carmel, em italiano e espanhol ‘canção’, ‘melodia’ ou ‘poema’. E o intuito, desde o início, sempre foi de a banda ter uma mulher como vocal.

O projeto inicial ganhou contornos e Karminda foi juntando as peças e logo se formou, tornando-se real e de extrema sonoridade musical, com influências nacionais em sua base como, a exemplo dos conjuntos Secos & Molhados, Mutantes, Tutti Frutti, Metrô e Legião Urbana, Pato Fu.

Jamal diz que afirma que a banda Karminda não tem bem um estilo musical definido, sendo considerada como uma banda Indie Rock e, sob sua ótica, lança-se no cenário musical brasileiro com a intenção de inovar a rica música brasileira.

Os integrantes da banda

Jamal descreve a banda KARMINDA como “formada pelos músicos e amigos, Marcelo Jamal, à frente das guitarras, Carlos Passos, no contrabaixo (com seu groove frenético, Daniel Ferreira, em suas levadas rítmicas de sua bateria e Vanessa Souza, no vocal com a delicadeza de sua doce voz”.

https://www.youtube.com/watch?v=jg08PI7bON8&t=12s

https://www.youtube.com/watch?v=9EP7Cq_OUB4&t=2s

https://www.youtube.com/watch?v=RTezY9l-9RY&t=20s

 

 

 

 

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo