Projeto atende crianças e adolescentes no município de Mauá com prática orquestral e apresentações com repertório para toda a família
O projeto Vagão Locomotiva – Mauá promove aulas de música clássica de forma gratuita na cidade de Mauá. As crianças recebem instrumentos musicais desde o primeiro dia de aula. Os instrumentos são produzidos no “Projeto- irmão” Fábrica Sonora Locomotiva, que fornece aulas de lutheria sustentável, na cidade de Santo André. O projeto Vagão Locomotiva – Mauá foi viabilizado via Programa de Ação Cultural – ProAC / ICMS, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
O ensino da arte de fazer instrumentos musicais contribuiu significativamente para a expansão de unidades do Projeto. Atualmente, o Projeto Locomotiva, “Projeto-mãe”, se ramificou, passando a atingir 400 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, permitindo acesso a ensino erudito, desenvolvendo desta forma intelecto e interação social.
O Projeto Locomotiva surgiu em 2008, após visita do maestro Rogério Schuindt ao Projeto El Sistema na Venezuela, criado em 1975, pelo Maestro José Antonio Abreu. “Apliquei aqui no Brasil os pilares do projeto original que são aulas diárias, gratuitas e apresentações frequentes, pois mais que talento, dedicação é a chave para a formação musical”, explica Rogério Schuindt.
Sérgio Schuindt, presidente do projeto Locomotiva, observa que o Projeto Vagão “Abre portas ainda para profissionalização dos alunos”.
“É emocionante poder contribuir com a multiplicação de talentos através do ensino de música orquestral e geração de empregos em locais de alta vulnerabilidade social, e em especial poder acolher os que mais necessitam, neste momento tão singular que estamos vivendo”, finaliza o maestro Ricardo Calderoni, Diretor do Projeto.
As aulas do Vagão Locomotiva – Mauá ocorrem presencialmente na Av. Itapark, 2826, e também no formato online, de acordo com os ajustes de calendário definidos pelas autoridades em prol da prevenção ao Coronavírus.
Mais sobre o Projeto Vagão Locomotiva – Mauá:
O projeto Vagão Locomotiva – Mauá visa estender o Projeto Locomotiva através da criação de uma filial na cidade de Mauá, com a realização de um calendário de atividades que promovem a inclusão social e cultural por meio da música Clássica e Erudita para crianças e adolescentes de 07 a 17 anos, visando a expansão dos referenciais culturais e musicais dos alunos, além de fomentar a atividade de difusão cultural na região por meio de apresentações de orquestra abertas ao público.
Para conhecer o Projeto: vagaolmaua@gmail.com
- Meu cupido - 14 de novembro de 2024
- Chuva que acalma - 28 de outubro de 2024
- O amor que ficou - 10 de outubro de 2024
Verônica Kelly Moreira Coelho, natural de Caratinga/ MG, é mais conhecida no meio cultural e acadêmico como Verônica Moreira. Autora dos livros ‘Jardim das Amoreiras’ e ‘Vekinha Em… O Mistério do Coco’. Baronesa da Augustissima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente. Acadêmica Internacional e Comendadora da FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências Letras e Artes e Delegada Cultural. Acadêmica Correspondente da ACL- Academia Cruzeirense de Letras. Acadêmica da ACL- Academia Caxambuense de letras. Acadêmica Internacional da AILB. Acadêmica Efetiva da ACL- Academia Caratinguense de Letras. Acadêmica Fundadora da AICLAB e Diretora de Cultura. Embaixadora da paz pela OMDDH. Editora Setorial de Eventos e colunista do Jornal Cultural ROL e colunista da Revista Internacional The Bard. Coautora de várias antologias e coorganizadora das seguintes antologias: homenagem ao Bicentenário do romancista e filosofo russo Fiódor Dostoiévski, Tributo aos Grandes Nomes da Literatura Universal e Antologia ROLiana. Instagram: @baronesa.veronicamoreira