Das ciências médicas às letras, a sensibilidade de Talita Auada
Talita Gomes Auada, natural de Planura/MG, é bacharel em Física Médica, formada pela Universidade da Fundação Educacional de Barretos-UNIFEB, especialista em Mamografia pela UNYLEYA e Dra. Honoris Causa em Física Médica e aluna pesquisadora do Projeto Integrador-Dosimetria das Radiações, da UNIFEB (2020)
Na área cultural, é poetisa, Acadêmica Internacional da FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, ocupando a cadeira de número 134, e tendo por patrono Blaise Pascal e Membra Correspondente da ALAB – Academia de Letras e Artes de Barretos.
Foi agraciada com o Título Honorífico de Defensora Perpétua do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro, outorgado pelo CSAEFH – Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Patrimônio Histórico e Cultural da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente.
É coautora de três antologias poéticas.
Inaugurando sua participação no ROL, o poema ‘O balanço’
O BALANÇO
Já balancei muito, para lá e para cá!
A risada das crianças,
Que para mim parecia música,
Eu as divertia, e comigo só sorriam!
Mas o tempo foi passando,
Fui ficando velho,
Enchendo minha tábua de cupins,
As crianças também cresceram,
Eu era a alegria daquele jardim!
Hoje sou só um pedaço de madeira preso em duas cordas,
Sob a luz do luar,
Cheio de histórias para recordar!
- Organização, gestão do lar e mesa posta - 22 de novembro de 2024
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024