A iniciativa organizada pelo Instituto Tomie Ohtake busca reconhecer experiências pedagógicas em todo o país que tiveram como base os princípios da Educação Integral
Idealizado e coordenado pelo Instituto Tomie Ohtake – com o patrocínio do Grupo Ultra, Ipiranga, Ultracargo, Ultragaz, da Alupar, da Taesa e do Grupo GPS, parceria técnica do Centro de Referências em Educação Integral e Associação Cidade Escola Aprendiz, e viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura –, o 7º Prêmio Territórios Tomie Ohtake segue fundamentado nos pressupostos dos Territórios Educativos e da Educação Integral, orientados pelo princípio de Cidade Educadora, e nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
Em sua sétima edição, o Prêmio propõe um olhar sobre o amor como um território em disputa, baseado em referências fundamentais, como: as ideias de Muniz Sodré sobre o sensível na educação; os ensinamentos de bell hooks sobre a construção de uma ética amorosa; as pesquisas de Renato Nogueira sobre a pedagogia da pluriversalidade; e as práticas e pensamentos de Cristine Takuá, sobre as escolas vivas e a educação indígena.
Embora o foco desta edição seja uma questão complexa, entende-se a urgência no entendimento do amor como um princípio básico dos acordos coletivos e das transformações sociais. Como defende a escritora e professora bell hooks (1952-2021): amor é ação e ato político. “A ética amorosa configura-se como um conjunto de princípios e modos de agir, construídos e valorizados por meio da convivência em comunidade”
Partindo dessas reflexões, o Prêmio Territórios Tomie Ohtake busca, em sua sétima edição, ações pedagógicas de escolas públicas brasileiras que estejam articuladas com os seus territórios (agentes e espaços) na construção de uma ética amorosa, promovendo estratégias comprometidas com a igualdade de direitos e a diversidade cultural; que fortaleçam a partilha de saberes, as parcerias, as conexões culturais, o brincar, o compromisso ambiental e que tenham entre seus fundamentos, o acolhimento, a escuta, o cuidado e o sentido de coletividade.
Para quem o Prêmio é dirigido
O 7º Prêmio Territórios Tomie Ohtake é dirigido às escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo Brasil, contemplando o ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA). Alicerçado no território, a iniciativa propões um envolvimento entre estudantes, professores(as) e/ou famílias. Ao priorizar o caráter coletivo, o(a) professor(a) representante da iniciativa pedagógica (é necessário indicar um(a) representante para facilitar o contato com a escola) deve, no momento da inscrição, apontar no mínimo mais dois correalizadores da ação.
As inscrições, abertas até 15 de agosto, podem ser feitas exclusivamente pelo site: www.premioterritorios.institutotomieohtake.org.br
Selecionados e ações de premiação
Em setembro de 2023 serão anunciadas as 10 experiências selecionadas por um júri e reveladas pelo site do prêmio. As escolas serão contempladas com livros oferecidos por editoras parceiras, um minidocumentário que apresentará parte dos processos e resultados da respectiva iniciativa, a ser veiculado nos canais de comunicação do Instituto Tomie Ohtake, patrocinadores e parceiros, conferindo visibilidade à experiência; uma bolsa de estudos para um curso de graduação que poderá ser utilizada por um estudante, parceiros do projeto ou professor; e apoio financeiro de R$ 6.000,00 (seis mil reais) para o desenvolvimento da iniciativa.
Já o responsável pela inscrição participará dos “Encontros de Conexão e Reflexão”, que reúnem os representantes das 10 estratégias pedagógicas selecionadas em ações formativas com educadores(as) e artistas, além de uma bolsa para curso de arte do programa de Cursos da Escola Tomie Ohtake, em 2024, que poderá ser realizado on-line. Por sua vez, os dois outros representantes indicados na inscrição também recebem uma bolsa para curso de arte do programa de Cursos da Escola Tomie Ohtake, em 2024, com opção on-line.
Encerramento
Em dezembro de 2023 acontece “O Encontro de Territórios”, no Instituto Tomie Ohtake, e marca o encerramento da edição com uma cerimônia de premiação das 10 estratégias pedagógicas, quando as equipes poderão compartilhar seus projetos entre os participantes de diferentes regiões do país.
SOBRE O PRÊMIO TERRITÓRIOS OHTAKE
O Prêmio Territórios Tomie Ohtake, iniciativa do Instituto Tomie Ohtake, busca mapear, reconhecer e dar visibilidade a projetos que fortaleçam o vínculo entre as escolas e os territórios a partir dos diversos saberes culturais, compreendendo a cidade como espaço de aprendizagem.
Em 5 edições realizadas, o Prêmio Territórios já mapeou mais de 600 projetos da rede pública de todo o Brasil e, entre eles, premiou 60 projetos até o momento. Como forma de dar visibilidade e inspirar outras iniciativas, foram realizados documentários sobre cada um dos projetos premiados, compondo um banco inédito de práticas exemplares que podem ser acessados no site do Prêmio: www.premioterritorios.institutotomieohtake.org.br/escolas-premiadas
Em 2020 o Prêmio Territórios lançou sua primeira publicação: Prêmio Territórios – ideias sobre educação integral e a relação escola território. A publicação, além de delinear a trajetória e o impacto do Prêmio Territórios ao longo de seus quatro anos, convidou profissionais renomados das áreas da cultura e educação para contribuírem com suas reflexões sobre a importância da relação escola-território na formação integral dos estudantes. O download da publicação pode ser feito gratuitamente: www.premioterritorios.institutotomieohtake.org.br/publicacao/
SOBRE O INSTITUTO TOMIE OHTAKE
O Instituto Tomie Ohtake, inaugurado em 28 de novembro de 2001, tornou-se uma referência no circuito das artes visuais pela qualidade de sua programação. Destaca-se por ser o único espaço da cidade que se dedica a organizar mostras nacionais e internacionais de artes, arquitetura e design, além de prêmios nestas três áreas e um dedicado a escolas públicas, o Prêmio Territórios Tomie Ohtake. Em sua programação contempla ainda apresentações musicais e de dança. A instituição consagrou-se por conceber um amplo e criativo trabalho de educação por meio da arte, fundamentado na pesquisa, produção de material, no treinamento de professores e numa grade de cursos com visão inovadora no ensino da arte. Além disso, desenvolve inédito programa de acessibilidade para repensar questões como acesso à cultura e diversidade, com foco no atendimento de públicos que não têm garantidos seus direitos sociais.
Saiba mais através do site do Prêmio Territórios Tomie Ohtake:
www.premioterritorios.institutotomieohtake.org.br
Imagens aqui: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1ezgp_bB_l4MPOvkOElk7O0Zfx_oXL5QF
Dúvidas
Escreva para premioterritorios@institutotomieohtake.org.br ou via WhatsApp: + 55 11 94913-3923
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Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024