Centro Cultural Special Dog apresenta Academia de Cinema para jovens
Com nove oficinas marcadas durante o mês de maio, o projeto busca compartilhar os conhecimentos sobre a sétima arte
Combinando imagens em movimento, som e narrativa, o cinema tem o poder de emocionar, inspirar e desafiar o público, refletindo e influenciando as tendências culturais e sociais de cada época. Por isso, pensando em trazer esta forma artística para o seu catálogo, o Centro Cultural Special Dog (CCSD) anuncia o programa “Academia de Cinema” como uma nova modalidade entre suas oficinas.
Buscando estimular novos talentos infantojuvenis e explorar os conhecimentos em torno da sétima arte, o CCSD oferecerá três ações voltadas para iniciantes na área cinematográfica: uma série de oficinas temáticas, um festival de curtas-metragens e um concurso de roteiros para um filme natalino. O projeto é realizado através do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
As atividades terão início com a inauguração de um espaço temporário instalado no casarão do Centro Cultural em Santa Cruz do Rio Pardo, onde durante todo o mês de maio serão oferecidas oficinas gratuitas sobre as técnicas fundamentais da produção de filmes. Com uma linguagem acessível para a iniciação de jovens a partir de 14 anos, as oficinas serão ministradas por profissionais que atuaram em curtas patrocinados pelo Centro Cultural, tais como “O Bem Sempre Retorna” (2021) e “A Semente de Natal” (2022).
Além disso, haverá um Concurso de Roteiros, onde os alunos deverão escrever histórias para a produção de um filme natalino com o título “A Vida é Um Presente”. Como auxílio para os que optarem por participar, além das oficinas, haverá também mentorias individuais com uma roteirista profissional, onde poderão esclarecer suas dúvidas e aprimorar seus trabalhos.
Durante o mês de julho, após a conclusão da oficina, os interessados poderão produzir e inscrever suas obras no Festival de Curtasmetragens, onde os participantes serão avaliados pelo público e por um júri especializado. O mesmo júri ainda irá analisar e escolher a melhor história produzida no Concurso de Roteiros, que se transformará em um filme produzido pela equipe de profissionais de cinema do Centro Cultural Special Dog.
“O Centro Cultural descobriu o cinema durante a pandemia, quando precisávamos continuar produzindo arte, mas não podíamos realizar eventos com público ao vivo. Desde a produção do nosso primeiro curta-metragem, incorporamos a sétima arte ao nosso dia a dia com a fundação do Departamento de Audiovisual – o SET – e agora, trazendo esta oficina para jovens da região” conta Juliana Manfrim, Diretora Executiva do Centro Cultural Special Dog.
O calendário com todos os eventos, bem como os regulamentos de participação e inscrição já estão disponíveis ao público no site do Centro Cultural e as inscrições também já estão abertas. As vagas são limitadas e os eventos são todos gratuitos. Saiba mais no site https://www.centroculturalspecialdog.com.br.
Sobre o Centro Cultural Special Dog
O Centro Cultural Special Dog (CCSD) foi estabelecido pela Special Dog Company, empresa que firmou compromisso com o Pacto Global da ONU no Brasil, localizado na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo (SP) em um prédio do século 19 totalmente reformado, onde foram mantidos todos os traços originais, incluindo a estrutura interna e fachada. Há 10 anos se destaca pelo seu compromisso com a formação cultural da sociedade e sua contribuição para o avanço da Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Sua influência significativa na região se manifesta através de iniciativas que promovem a cultura e a educação, desempenhando um papel crucial no combate à pobreza, na preservação do meio ambiente e na promoção da paz e prosperidade tanto para as pessoas quanto para o planeta por meio de aulas de canto, instrumentos, culinária, corte e costura, artesanato, arte circense, bazares beneficentes e workshops.
Sobre a Special Dog Company
Fundada no ano de 2001 na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo, a Special Dog Company nasceu com o desejo de alimentar cães e gatos com a alta qualidade e o carinho que eles merecem. Atualmente, a marca atua em mais de 38 mil pontos de vendas em nove Estados brasileiros e no Distrito Federal, além de exportação para países da América do Sul, sendo uma das maiores indústrias do segmento no Brasil.
Com o intuito de ser um agente transformador dentro da comunidade, a Special Dog Company atua fortemente na promoção de práticas sustentáveis, no sentido de construir um mundo melhor para as gerações futuras. Referência por aliar a excelência dos produtos e serviços com a valorização de seus colaboradores, a indústria é constantemente reconhecida como uma das Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil.
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024