ESCOLA CORONEL ESMÉDIO, DE PORTO FELIZ,
PROMOVE PASSEIO CICLÍSTICO PARA ALUNOS
Com o objetivo de promover atividade física e a promoção da saúde, os estudantes da EMEF. Coronel Esmédio participaram de uma atividade diferenciada. No dia 13 de abril, 60 alunos da escola EMEF Coronel Esmédio de Porto Feliz participaram do passeio ciclístico promovido pelo Professor de Educação Física, Everton da Rocha Andrade de Paula, conhecido como professor Faísca.
Juntamente com outros professores e funcionários da escola, os alunos realizaram o passeio ciclístico com o percurso na Avenida Dr. Antonio Pires de Almeida, escoltados pelos Agentes de Trânsito do município. Comerciantes e demais pessoas da população prestigiaram e aplaudiram os estudantes na hora do passeio.
Esta iniciativa, incentivou alunos que não sabiam andar de bicicleta e demais alunos que não praticavam nenhuma atividade física a começar a praticar. Segundo o professor Everton da Rocha Andrade de Paula: “a proposta é justamente a promoção da atividade física e a promoção da qualidade de vida e saúde”. Ainda neste ano, a escola realizará e incentivará outras práticas esportivas, como gincanas entre seus os escolares.
A prática de atividades físicas ajuda a aprimorar o desenvolvimento holístico dos estudantes, ou seja, desenvolve os sentidos de lateralidade, equilíbrio, ritmo, coordenação que são essenciais para o aprendizado de todas as outras disciplinas.
- Angolano vence concurso internacional de literatura - 3 de fevereiro de 2026
- Pequeña historia de META - 2 de fevereiro de 2026
- II Prêmio Laurel de Literatura - 30 de janeiro de 2026
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,





