“Os 198 maiores memes brasileiros que você respeita” foi escrito pelo jornalista Kleyson Barbosa
Rápido, certeiro, original e replicado à exaustão. O meme, expressão máxima da atual cultura digital e que toma as redes sociais diariamente, acaba de extrapolar as telas para se tornar tema de “Os 198 maiores memes brasileiros que você respeita”, livro escrito por Kleyson Barbosa e que integra o portfólio do Grupo Abril. Primeira enciclopédia focada nas famosas piadas virtuais, a obra, dividida em verbetes, explica as motivações e contexto de memes famosos, de A a Z. Figuras sem as quais o humor online não existiria, como Gretchen e Luisa Marillac, marcam presença em entrevistas que recheiam o volume.
Sobre o sucesso dos “bons drinks” de Luisa Marillac, Barbosa revela as consequências que a exposição trouxe para a protagonista do vídeo, prestes a atingir 4 milhões de visualizações no YouTube. “Luisa viu sua vida ser transformada com o sucesso. Os memes foram importantes para que ela abandonasse a prostituição e voltasse para o Brasil. E, mais do que recuperar a autoestima, ela se tornou uma voz influente que defende os direitos de travestis e transexuais no Brasil”, completa.
- Banda Renovai - 9 de dezembro de 2025
- 9ª FLAUS – Feira do Livro e Autores Sorocabanos - 8 de dezembro de 2025
- No Quadro do Jornal ROL, Eduardo Martínez! - 8 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,


