Poetas que participam do projeto foram destaques da Semana da Poesia no Centro Educacional Paulo Freire
SEMANA DA POESIA
Versos delicados, reflexivos e criados com essência por poetas locais de muito talento.
Assim foi a Semana da Poesia em Capão Bonito, realizada de 16 a 20 de outubro no Centro Educacional e Cultural Paulo Freire.
Projeto Essência completa dois anos de incentivo a poesia em Capão BonitoA semana, foi uma iniciativa da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Conselho Municipal de Cultura (COMCult), Departamento de Cultura, Prefeitura Municipal e Projeto Essência.
Os poetas que expuseram seus versos fazem parte deste interessante Projeto Essência que virou uma verdadeira fábrica cultural de poemas e boa literatura.
Com o slogan questionativo e provocador – “Quem sou eu”, o projeto abrange diversas áreas culturais e existe desde 2015 com o nome inicial de Clube da Poesia – A vida é Poesia.
Segundo integrantes do “Clube da Poesia”, a mobilização cultural começou com reuniões na residência do fotográfo, cineasta e poeta Danilo Cacciacarro.
“Através do apoio da Secretaria de Cultura Municipal estabelecemos nossas reuniões no Centro de Convenções “Joel Humberto Stori” aos domingos das 14 às 17 horas e passamos a expor os trabalhos nas escolas municipais Faustino Cesariano e Oscar Kurtz Camargo. Estamos incentivando os alunos à leitura e a escrita de poemas e todas as formas de literatura”, destacam os poetas.
O Projeto Essência também tem a finalidade de resgatar e incentivar novos poetas em Capão Bonito. “É uma arte milenar e acreditamos que nossa cidade é um celeiro enorme de mentes criativas”, afirma o poeta Paulo César da Silva.
“Não procuramos nos prender a ‘métrica ortográfica’ que muda de tempos em tempos. Damos valor maior à essência e a liberdade poética”, acrescentou Paulo César.
O projeto abrange homens e mulheres de diversas faixas etárias, adolescentes, idosos e pais de família e com isso automaticamente atingiu as crianças em idades escolar naturalmente com a exposição no Centro Educacional e Cultural Paulo Freire.
“Acreditamos que novos poetas vão se interessar pelo projeto e desde já são convidados a se juntar a nós, ou até mesmo caminhem sozinhos elevando essa arte”, alegaram participantes da Semana da Poesia
Poetas participantes da exposição :
Raquel Domingues (poetisa) – duas vezes premiada no Mapa Cultural Paulista
Agatha Fabiane Guarani Kaiowa (poetisa) – poemas editados no livre ‘Versos Gameleiros”
Roberta Lopes – poetisa
Edson Tadeu Marinho (poeta) – conselheiro municipal de cultura participante de exposições desde 1990.
Alan W. Campos da Silva (poeta) – estudante, estudante de teatro 17 anos.
Luiz Carlos Proença (poeta) – autor de dois livros de poemas – Metáforas do Eu e Êxtase da alma – Editora 24 horas, breve 3º livro.
Paulo César da Silva (poeta) – autoditada membro do Conselho Municipal de Cultura – pasta de literatura.
Agradecimentos – Os participantes da Semana de Poesia agradecem ao prefeito Marco Citadini, secretário – dr. José Dimas Cordeiro de Miranda, Centro Cultural Paulo Freire, Departamento Municipal de Cultura nas pessoas do presidente do COMCult – Paulo Honorato e Renato Heber que proporcionaram a possibilidade real de expor os trabalhos, a professora Margarida pelo apoio e esclarecimento necessários e todos que apreciaram os trabalhos e interagiram na exposição – Raquel Domingues – poetisa e funcionária pública, Roberta Lopes – poetisa e Agatha.
Agradecimento especial também ao sr. Carlos Eduardo Souza Queiroz, mediador da roda de leitura na Biblioteca Municipal às 18 horas todas as quintas-feiras.
Os poetas também participarão da “Campanha de Combate ao Álcool e as drogas com Arte” que será realizada no dia 15 de novembro na Praça Rui Barbosa.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.