Volume Vivo, websérie sobre a crise da água em São Paulo, estréia essa semana
Primeiro episódio será apresentado quarta-feira, dia 15, na Matilha Cultural, em apoio à Aliança pela Água
São Paulo, abril de 2015 – Na próxima quarta-feira, dia 15, às 20h, será exibido o primeiro episódio da websérie Volume Vivo, no espaço Matilha Cultural. Do mesmo diretor do documentário “Entre Rios”, que conta a história dos rios e córregos paulistanos e já tem 600 mil visualizações na internet, a série aborda os vários aspectos da crise hídrica que afeta o Estado de São Paulo. Após a exibição de “A Negação da Crise”, primeiro episódio da série, será realizado debate com Caio Ferraz, diretor e autor do Volume Vivo, e membros do movimento Aliança pela Água, rede de organizações da sociedade cívil que articula ações em torno das questões de segurança hídrica.
“A negação da crise” narra a resistência do governo paulista em admitir a gravidade da crise hídrica e a falta de transparência ao não informar a população sobre as consequências dos baixos níveis do reservatório Cantareira, responsável pelo fornecimento de água a 49% da população da Grande São Paulo.
Com imagens de noticiários televisivos, depoimentos de especialistas e de quem já convive com o racionamento “não oficial” de água, a websérie tem por objetivo chamar a atenção para a necessidade de descentralizar a gestão da água e mostrar a importância da participação da sociedade civil na busca de soluções para o problema.
“O período de chuvas no início deste ano levou grande parte da população a acreditar que a escassez de água acabou. Porém, a gente começou 2015 com muito menos água que no ano passado. Ou seja: o problema está só começando”, explica o diretor Caio Ferraz.
Na quinta-feira, dia 16, após a pré-estréia na Matilha Cultural, o primeiro episódio de Volume Vivo será lançado na internet, onde ficará disponível para qualquer pessoa ou organização/instituição, assim como outros três episódios que serão lançados ao longo deste ano. A série Volume Vivo foi inteiramente financiada através da plataforma de crossfunding Sibite.
Serviço:
Websérie: Volume Vivo – 1o episódio: “A Negação da Crise”
Local de exibição: Matilha Cultural – Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo/SP.
Horário: 20h – 22h
Duração do filme: 20 min
Duração do debate: 1h30
Convidados para o debate: Caio Ferraz, diretor do Volume Vivo; Carlos Thadeu Carvalho, do IDEC-Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor; e Marússia Whately da Aliança pela Água.
Entrada: RS$ 5,00 ( cinco reais)
Capacidade da sala: 68 lugares + 2 cadeirantes
Censura: Livre
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.