O evento, promovido pelo jornal ROL – Região On-Line, tem a finalidade de retratar a opinião de uma parcela do público sorocabano sobre quem se saiu bem em 2017
Baseado em um teste bem sucedido realizado recentemente na cidade de Itapetininga pelo jornalista Helio Rubens de Arruda e Miranda, a Editoria do ROL resolveu trazer a ideia para Sorocaba. A proposta é a mesma: retratar o que pensa a população sobre quem foram os melhores, nas mais diversas atividades, no ano de 2017. A enquete não é um trabalho científico nem tem a intenção de valorizar ou menosprezar quem quer que seja e sim apresentar um retrato do que pensa a população.
O ROL entende que esse tipo de atividade será útil para todos, principalmente para os sorocabanos – como o foi para os itapetininganos -, pois todos os que concorrerem poderão extrair do resultado alguma lição proveitosa.
Metodologia
A aplicação da enquete será feita em duas etapas:
– Na primeira, os amigos do ROL e dos editores, em suas respectivas páginas do Facebook, serão convidados a sugerir Categorias e Nomes dos que eles consideraram como os Melhores de 2017 em Sorocaba. Serão desclassificadas as indicações de caráter político e as que não se referirem especificamente à cidade de Sorocaba;
– Na segunda etapa, uma ‘Cédula de Votação’, constituída pelas indicações feitas, será postada em um programa especializado do Google (que só permite um voto por pessoa), por meio da qual o público poderá escolher quem considera como ‘Os Melhores do Ano 2017’ em Sorocaba.
Os resultados finais serão publicados no jornal ROL(www.jornalrol.com.br) e nas páginas do Facebook citadas acima e, eventualmente, em outros meios de comunicação.
Períodos
A primeira fase (período de indicações) terá quinze dias e vai de 01 a 15 de fevereiro de 2018.
A segunda fase (período de votação) irá de 16 a 27 de fevereiro.
Logo no início do mês de março serão proclamados os vencedores.
Regulamento
O evento se desenvolverá dentro da mais absoluta transparência, sendo anotados e publicados os nomes de todos que fizerem as indicações e quais foram elas. Os que não concordarem com a indicação de seus nomes e marcas poderão solicitar a sua exclusão.
Da mesma forma, a segunda fase (votação) poderá ser acompanhada ‘pari passu’ por intermédio de um link, que mostrará a evolução da votação;
– Os resultados serão irrecorríveis.
Observação: o jornal cultural ROL – REGIÃO ON-LINE não se responsabiliza nem endossa os resultados, apenas promove o evento, coordena a confecção da cédula de votação e publicará os resultados.
Editores
Respondem pelo jornal ROL- REGIÃO ON-LINE os editores Sergio Diniz da Costa e Helio Rubens de Arruda e Miranda e a psicanalista Gesmil Swensson.
Observações importantes
– Este levantamento não é uma pesquisa de mercado nem um estudo com intenções estatísticas e sim, apenas, um ‘retrato’ da opinião pública em um determinado momento (fevereiro de 2018).
– Os colunistas do ROL também estarão ‘habilitados’ a sugerir a inclusão de categorias e nomes, desde que suas indicações se refiram a Sorocaba
– Todos os que solicitarem a omissão de seus nomes, marcas ou categorias serão atendidos;
– Na próxima edição, em fevereiro de 2019, este modelo poderá ser aperfeiçoado.
– A escolha dos ganhadores será feita mediante voto virtual, onde o eleitor só poderá votar uma vez e será logado pelo Google, mas seu voto não será identificado.
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024