Segundo pesquisas norte-americanas, a falta de sono está diretamente relacionada à queda na imunidade
Problemas com o sono atingem mais de 73 milhões de brasileiros, é o que afirma a pesquisa da Associação Brasileira do Sono (ABS). Em tempos de Pandemia, a mudança na rotina pode agravar ainda mais este quadro, em razão das alterações nos horários e a preocupação com o contágio da Covid-19 e com questões financeiras.
Neste cenário, a falta de sono pode ser ainda mais perigosa. Estudos feitos pela Universidade de Pittsburgh e pelo Western Psychiatric Institute and Clinic mostram que diversos sistemas corporais são afetados pela falta de sono, inclusive a função imunológica e resistência a doenças.
Para especialistas, os hábitos que antecedem o momento de dormir podem ser determinantes para melhorar a qualidade do descanso diário. Segundo outro estudo, de pesquisadores associados ao National Institutes of Health, também nos Estados Unidos, ouvir música clássica traz benefícios ao sono, de acordo com testes realizados com estudantes norte-americanos. É o que afirma também a pesquisa da Universidade Aarhus e da Academia Real de Música da Dinamarca, publicado pelo Instituto Cochrane, que concluiu que ouvir de 25 a 60 minutos de música clássica antes de dormir é uma solução eficaz contra alguns quadros de insônia.
Para Nelson Kunze, editor-chefe da Revista CONCERTO, publicação especializada em música clássica, “os benefícios da música clássica são verificados tanto na saúde quanto no desenvolvimento intelectual e nas habilidades de socialização dos indivíduos”. Em momentos de isolamento, como o da quarentena, os problemas físicos ligados ao sono se somam aos psicológicos.
Para ajudar a relaxar e dormir, Kunze indica playlists criadas por instituições especializadas, como a do selo Naxos, disponível no Spotify (clique aqui para acessar), com uma seleção de clássicos que reduzem a ansiedade e preparam a mente e o corpo para boas horas de descanso.
Link para https://open.spotify.com/playlist/2hdnY4sLmeICJv9PrJq1bn
INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Naxos Brasil
Tel. (11) 99951-7751
naxosbrasil@concerto.com.br
https://www.concerto.com.br/
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024