O desafio proposto pelo concurso passa por escrever uma ‘narrativa literária curta ou conto’ tendo como reflexão “o que está por vir, quem seremos nós e como será o nosso país” depois do período de quarentena
O que está por vir após o período de pandemia? Esta é uma das perguntas lançadas aos escritores brasileiros pelo concurso literário “Revirar o Mundo – Pandemia e Recomeço”, uma iniciativa da editora GIOSTRI, “especializada em autores nacionais”, com o apoio da POIESIS, Casa das Rosas e do Governo de São Paulo.
O desafio proposto pelo concurso passa por escrever uma “narrativa literária curta ou conto” tendo como reflexão “o que está por vir, quem seremos nós e como será o nosso país” depois do período de quarentena.
As três obras selecionadas vão ser publicadas pela editora e os autores vencedores receberão, respectivamente, um prêmio monetário de 1.200 reais (1º colocado), 800 reais (2º colocado) e 500 reais (3º colocado) – 2.500 reais no total. Além disso, os outros dez melhores textos vão receber uma menção honrosa como forma de “agradecimento e incentivo”.
De acordo com o regulamento do concurso, os autores devem submeter apenas uma inscrição, sendo que a sua obra pode ser inédita ou já publicada, desde que a narrativa não tenha sido “publicada em outro veículo ou canal durante todo o período do certame”.
Entre os critérios de avaliação estão a ambientação narrativa do conto, a verossimilhança de personagens, o ritmo narrativo, a relevância e o desenvolvimento do tema, a amarração e o desfecho da história, e a relação temporal.
As obras enviadas devem seguir os seguintes requisitos técnicos:
- A sinopse e o texto devem ser escritos usando a fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinha 1,5, em página formato A4;
- Texto de no mínimo 10 páginas e no máximo de 20 páginas;
- Sinopse entre cinco e dez linhas;
- As narrativas devem conter título e o pseudônimo do autor/autora;
- As obras devem conter a sinopse em sua página de rosto (não será computada como número de página dos contos).
Os textos podem ser submetidos até às 23h59 do dia 30 de junho. Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição (anexo 1), bem como uma declaração (anexo 2). Esses dois documentos, juntamente com a obra e a sinopse, devem ser enviados para concurso@giostrieditora.com.br.
Todos os participantes vão receber um e-mail de confirmação após o envio da candidatura. O resultado do concurso literário “Revirar o Mundo – Pandemia e Recomeço” será divulgado no dia 24 de julho. Confere aqui o regulamento na íntegra.
A GIOSTRI é “uma editora especializada em autores nacionais, fundada há mais de quinze anos, com mais de mil e quinhentos títulos publicados”.
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024