Evento acontece de 14 de julho a 9 de Agosto, com entrada gratuita. Na programação, 28 filmes dos mais aclamados cineastas lusitanos contemporâneos
Com o intuito de trazer para a população paulista uma das cinematografias mais interessantes da atualidade e promover um encontro cultural entre dois países ligados historicamente, o CCBB São Paulo recebe de 14 de julho a 9 de agosto a mostra “De Portugal para o mundo”.
Com curadoria de Pedro Henrique Ferreira, a programação apresenta uma seleção de 28 filmes, entre longas e curtas-metragens, dos mais aclamados cineastas lusitanos contemporâneos. O evento inclui também debates com especialistas e bate-papos com diretores. Tudo com entrada gratuita. A programação completa estará disponível em link nas redes sociais do CCBB.
A Mostra abre com o premiado “Vitalina Varela”, de Pedro Costa, inédito no circuito comercial do Brasil e que fará a sua première na capital paulista. No longa, Vitalina Varela, 55 anos, cabo-verdiana, chega a Portugal três dias depois do funeral do marido. Há mais de 25 anos que Vitalina esperava o seu bilhete de avião e agora vai ter de se deparar com uma pátria diferente do idealizado.
“De Portugal para o mundo” apresenta filmes de cineastas de projeção internacional, considerados alguns dos maiores diretores vivos na atualidade. A curadoria concentrou-se principalmente nas produções que obtiveram premiações e sucesso no exterior, como “A portuguesa” (2019), de Rita Azevedo Gomes; “Tabu” (2012), de Miguel Gomes; “O estranho caso de Angélica” (2010), de Manoel de Oliveira; entre outros.
A mostra propõe também uma discussão em torno do cinema português, com debates temáticos, unindo pesquisadores brasileiros e portugueses; e bate-papos com diretores. Serão eventos via videoconferência, online, abertos e gratuitos.
“A ideia é entender os elementos que possibilitaram a emergência de um período tão exitoso no cinema português, num diálogo com a experiência cultural e cinematográfica brasileira hoje”, diz o curador Pedro Ferreira. O projeto conta, ainda, com a confecção de um catálogo com textos inéditos, reproduções e entrevistas, assinados por pesquisadores, críticos de cinema, técnicos e produtores portugueses e brasileiros.
O CCBB SP está adaptado às novas medidas de segurança sanitária: entrada apenas com agendamento on-line, controle da quantidade de pessoas no prédio, fluxo único de circulação, medição de temperatura, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel e sinalizadores no piso para o distanciamento. No cinema, a capacidade foi reduzida para 50%, com higienização completa antes de cada apresentação/sessão, além do distanciamento de dois metros entre as poltronas. A bilheteria presencial está proibida, todos os ingressos serão disponibilizados no site eventim.com.br
FICHA TÉCNICA
Curadoria: Pedro Henrique Ferreira
Coordenação Geral: Eduardo Cantarino
Produção Executiva: Pedro Nogueira
Assistente de produção: Luiza Jambeiro
GRADE DE PROGRAMAÇÃO
SÃO PAULO – DIA A DIA
De Portugal para o mundo
CCBB São Paulo
14 de julho a 9 de agosto de 2021
14 de julho – Quarta-feira
14h00 – Curtas 1
Nyo Vweta Nafta, de Ico Costa, 2017, 22 minutos, Cor, 16 anos
Farpões, baldios, de Marta Mateus, 2017, 25 minutos, Cor, 12 anos
Balada de um batráquio, de Leonor Teles, 2016, 12 minutos, Cor, 12 anos
16h00 – Pré-estreia: Vitalina Varela, de Pedro Costa, 2019, Cor, 124 minutos, 12 anos
15 de julho – Quinta-feira
14h00 – Curtas 2
O corcunda, de Gabriel Abrantes e Ben Rivers, 2016, 29 minutos, Cor, 14 anos
Ascensão, de Pedro Peralta, 2016, 17 minutos, Cor, 16 anos
Redenção, de Miguel Gomes, 2013, 26 minutos, Cor e P&B, Livre
16h00 – Cartas da guerra, de Ivo M. Ferreira, 2016, P&B, 105 minutos, 14 anos
16 de julho – Sexta-feira
14h00 – Fordlandia Malaise, de Susana de Sousa Dias, 2019, 40 minutos, P&B, 10 anos
16h00 – Colo, de Teresa Villaverde, 2017, Cor, 136 minutos, 14 anos
17 de julho – Sábado
14h00 – Curtas 3
Como Fernando Pessoa salvou Portugal, de Eugene Green, 2018, 26 minutos, Cor, 14 anos
O velho do restelho, de Manoel de Oliveira, 2014, 19 minutos, Cor, 10 anos
O mar enrola na areia, de Catarina Mourão, 2019, 15 minutos, P&B, Livre
15h45 – A fábrica de nada, de Pedro Pinho, 2017, Cor, 177 minutos, 14 anos
18 de julho – Domingo
14h00 – O estranho caso de Angélica, de Manoel de Oliveira, 2010, Cor, 97 minutos, 12 anos
16h15 – Vitalina Varela, de Pedro Costa, 2019, Cor, 124 minutos, 12 anos
19 de julho – Segunda-feira
14h – Ramiro, de Manuel Mozos, 2017, Cor, 104 minutos, 14 anos
16h15 – Colo, de Teresa Villaverde, 2017, Cor, 136 minutos, 14 anos
21 de julho – Quarta-feira
15h00 – A fábrica de nada, de Pedro Pinho, 2017, Cor, 177 minutos, 14 anos
22 de julho – Quinta-feira
14h30 – Volta à terra, de João Pedro Plácido, 2014, Cor, 78 minutos, 16 anos
16h30 – O estranho caso de Angélica, de Manoel de Oliveira, 2010, Cor, 97 minutos, 12 anos
18h30 – Debate online – “Meios e Modos – Financiamento, Distribuição e Circulação” – pelo aplicativo Zoom, Livre.
23 de julho – Sexta-feira
14h – Cartas da guerra, de Ivo M. Ferreira, 2016, P&B, 105 minutos, 14 anos
16h30 – Tabu, de Miguel Gomes, 2013, P&B, 118 minutos, 12 anos
24 de julho – Sábado
14h – Fantasia lusitana, de João Canijo, 2010, P&B e Cor, 66 minutos, 14 anos
16h – A portuguesa, de Rita Azevedo Gomes, 2019, Cor, 136 minutos, 12 anos
25 de julho – Domingo
14h – A árvore, de André Gil Mata, 2018, P&B e Cor, 104 minutos, 12 anos
16h15 – Eldorado XXI, de Salomé Lamas, 2016, Cor, 125 minutos, 12 anos
26 de julho – Segunda-feira
15h – É na terra, não é na lua, de Gonçalo Tocha, 2011, Cor, 180 minutos, Livre
28 de julho – Quarta-feira
14h – A vida invisível, de Vítor Gonçalves, 2013, Cor, 73 minutos, 12 anos
16h30 – Fordlandia Malaise, de Susana de Sousa Dias, 2019, 40 minutos, P&B, 10 anos
29 de julho – Quinta-feira
14h – John From, de João Nicolau, 2015, Cor, 100 minutos, Livre
16h30 – Understory, de Margarida Cardoso, 2019, Cor, 81 minutos, 12 anos
19h – Debate online – “Cinema Português e o Contemporâneo” – pelo aplicativo Zoom, Livre. (evento com tradução simultânea em libras)
30 de julho – Sexta-feira
14h – Curtas 1
Nyo Vweta Nafta, de Ico Costa, 2017, 22 minutos, Cor, 16 anos
Farpões, baldios, de Marta Mateus, 2017, 25 minutos, Cor, 12 anos
Balada de um batráquio, de Leonor Teles, 2016, 12 minutos, Cor, 12 anos
16h – A portuguesa, de Rita Azevedo Gomes, 2019, Cor, 136 minutos, 12 anos
31 de julho – Sábado
14h – Tabu, de Miguel Gomes, 2013, P&B, 118 minutos, 12 anos
16h – O ornitólogo, de João Pedro Rodrigues, 2016, Cor, 118 minutos, 14 anos
01 de agosto – Domingo
14h – Curtas 2
O corcunda, de Gabriel Abrantes e Ben Rivers, 2016, 29 minutos, Cor, 14 anos
Ascensão, de Pedro Peralta, 2016, 17 minutos, Cor, 16 anos
Redenção, de Miguel Gomes, 2013, 26 minutos, Cor e P&B, Livre
15h45 – E agora? Lembra-me, de Joaquim Pinto, 2013, Cor, 164 minutos, 16 anos
02 de agosto – Segunda-feira
14h – Fantasia lusitana, de João Canijo, 2010, P&B e Cor, 66 minutos, 14 anos
16h – Volta à terra, de João Pedro Plácido, 2014, Cor, 78 minutos, 16 anos
04 de agosto – Quarta-feira
14h – Curtas 3
Como Fernando Pessoa salvou Portugal, de Eugene Green, 2018, 26 minutos, Cor, 14 anos
O velho do restelho, de Manoel de Oliveira, 2014, 19 minutos, Cor, 10 anos
O mar enrola na areia, de Catarina Mourão, 2019, 15 minutos, P&B, Livre
16h – A árvore, de André Gil Mata, 2018, P&B e Cor, 104 minutos, 12 anos
(sessão com audiodescrição e legenda descritiva)
18h – Bate-papo online com o diretor André Gil Mata, de A Árvore, pelo aplicativo Zoom, Livre.
05 de agosto – Quinta-feira
15h – É na terra, não é na lua, de Gonçalo Tocha, 2011, Cor, 180 minutos, Livre
06 de agosto – Sexta-feira
14h – Understory, de Margarida Cardoso, 2019, Cor, 81 minutos, 12 anos
16h30 – O ornitólogo, de João Pedro Rodrigues, 2016, Cor, 118 minutos, 14 anos
07 de agosto – Sábado
14h – Eldorado XXI, de Salomé Lamas, 2016, Cor, 125 minutos, 12 anos
16h – Bate-papo online com a diretora Margarida Cardoso, de Understory, pelo aplicativo Zoom, Livre
17h – John From, de João Nicolau, 2015, Cor, 100 minutos, Livre
08 de agosto – Domingo
14h – Ramiro, de Manuel Mozos, 2017, Cor, 104 minutos, 14 anos
16h30 – A vida invisível, de Vítor Gonçalves, 2013, Cor, 73 minutos, 12 anos
09 de agosto – Segunda-feira
15h – E agora? Lembra-me, de Joaquim Pinto, 2013, Cor, 164 minutos, 16 anos
SERVIÇO
Mostra de cinema “De Portugal para o Mundo”
Data: 14 de julho a 9 de agosto
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Cinema
Ingressos: Evento Gratuito – Ingresso pelo site ou app Eventim
Classificação indicativa de acordo com cada filme
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP
Aberto todos os dias, das 9h às 18h, exceto às terças.
Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228 (R$ 14 por seis horas, necessário validar ticket na bilheteria). Uma van faz o traslado gratuito entre o estacionamento e o CCBB. No trajeto de volta, tem parada no Metrô República.
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Verônica Kelly Moreira Coelho, natural de Caratinga/ MG, é mais conhecida no meio cultural e acadêmico como Verônica Moreira. Autora dos livros ‘Jardim das Amoreiras’ e ‘Vekinha Em… O Mistério do Coco’. Baronesa da Augustissima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente. Acadêmica Internacional e Comendadora da FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências Letras e Artes e Delegada Cultural. Acadêmica Correspondente da ACL- Academia Cruzeirense de Letras. Acadêmica da ACL- Academia Caxambuense de letras. Acadêmica Internacional da AILB. Acadêmica Efetiva da ACL- Academia Caratinguense de Letras. Acadêmica Fundadora da AICLAB e Diretora de Cultura. Embaixadora da paz pela OMDDH. Editora Setorial de Eventos e colunista do Jornal Cultural ROL e colunista da Revista Internacional The Bard. Coautora de várias antologias e coorganizadora das seguintes antologias: homenagem ao Bicentenário do romancista e filosofo russo Fiódor Dostoiévski, Tributo aos Grandes Nomes da Literatura Universal e Antologia ROLiana. Instagram: @baronesa.veronicamoreira