novembro 24, 2024
O poder cognitivo
Correntezas de um rio
Organização, gestão do lar e mesa posta
Cansaço
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Últimas Notícias
O poder cognitivo Correntezas de um rio Organização, gestão do lar e mesa posta Cansaço A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados

Exposição 'Olhares de Darcy Penteado sobre o Futilismo da Tradição' começa neste domingo em Sorocaba

image_pdfimage_print

A mostra ficará até outubro na Maloca Centro Cultural, com entrada gratuita mediante agendamento prévio

A Maloca Centro Cultural, realiza neste domingo (29), às 15h30, em Sorocaba, a abertura da exposição “Olhares de Darcy Penteado sobre o Futilismo da Tradição” que contará com obras originais, inéditas e reproduções do artista brasileiro e ativista da causa LGBTQIA+, Darcy Penteado. A programação também marca o Dia da Visibilidade Lésbica e a entrada é gratuita.

Nascido em São Roque, Darcy Penteado foi um dos mais importantes artistas do interior de São Paulo, tendo uma carreira de reconhecimento em inúmeras expressões artísticas, desde a literatura, pintura, gravura até maquetes, figurinos e cenografia. Pioneiro ao retratar pautas do movimento LGBTQIA+ no início da década de 50, suas obras alcançaram reconhecimento a nível nacional e internacional e atualmente compõem acervos de importantes instituições e museus, como o MASP (Museu da Arte de São Paulo) e JP Morgan Chase. Darcy faleceu vítima da AIDS em 1980 e seu legado permanece vivo até hoje.

Ao total serão 50 obras expostas que representam cenas retratadas pelo artista ao longo de sua vida, como a “Super Herói” e “Sombras da Infância” que com um humor cortante, mostram duas senhoras vestidas à moda antiga posando seriamente diante de um super-herói nu, na ânsia de desmascarar as aparências das famílias tradicionais pré-estabelecidas.

A exposição também conta com croquis originais em parceria com Marco Escobar, educador e colecionador de Darcy Penteado, com uma de suas obras mais famosas, o “Pierrô”. Além de um conjunto de materiais de cunho documental, como uma colagem de capas e matérias do seu trabalho no Lampião da Esquina – jornal homossexual brasileiro que circulou durante os anos 80.

O objetivo da Maloca Centro Cultural em trazer a exposição para Sorocaba é colocar em pauta a necessidade e urgência de mudar as engrenagens que sustentam práticas coloniais na atualidade. De acordo com uma das curadoras da exposição e também gestora do espaço, Ella Vieira, a mostra é uma forma de resgatar o passado e entender o presente para estrategiar o futuro. “Olhares de Darcy Penteado sobre o Futilismo da Tradição, é um convite à formação continuada das singularidades que comportam sujeitos diversos, estimulando a valorização, conhecimento de cada vida, protagonismo, relações, desejos e entusiasmo como esforço coletivo”, declara.

A exposição segue até o dia 30 de outubro, com entrada gratuita e visitação limitada a seis pessoas por turma, com média de uma hora de permanência cada. Os interessados deverão fazer agendamento online através do link: bit.ly/agendaDarcyPenteado. O funcionamento será de terça a sexta-feira, das 14h às 18h e aos sábados, das 10h às 14h. Grupos e escolas poderão agendar horários alternativos fora dos horários oferecidos ao público. A Maloca Centro Cultural conta com acessibilidade para PCD’s, incluindo elevador e banheiros adaptados. O espaço fica na rua Francisco Scarpa, 321, Centro.

O percurso de visitação poderá ser livre, seguindo a curiosidade dos participantes ou ainda seguir por uma visita guiada por educadores, que apresentarão as obras em uma sequência cronológica.

Programação da ação do Dia da Visibilidade Lésbica que marca a abertura da exposição:

15h30 – abertura da exposição Darcy Penteado;

16h – fala curatorial com Jaqueline Ferreira, Allan Yzumizawa e o educador Marco Escobar;

17h – performance de Pandora Moon – artista sorocabana;

18h – Roda de conversa “Memórias de um corpo não amável: a tridimensionalidade da cidade como potência ética criativa”, com participação da professora da UFSCar, Viviane Mendonça, da educadora do Museu da Língua Portuguesa, Uma Reis Sorrequia e da artista multimídia indígena, Janaína Silva, com mediação de Sandy Domingues da frente ANTICAPITALISTAS.

20h – Show de encerramento com a compositora e cantora Joessica Borges.

Apoiadores:

Amigos da Arte – Museu da Diversidade Sexual de São Paulo; Governo do Estado de São Paulo; Prefeitura e Divisão de Cultura da Estância Turística de São Roque; SESC Sorocaba; Apeoesp Sorocaba e região; Coletivo Anticapitalista; Arquivo Edgard Leuenroth e Galeria Recorte.

A entrada de pessoas será limitada a 15 pessoas – com exceção da equipe organizadora, seguindo os protocolos de segurança estabelecidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Não será necessário agendamento para participar das atividades da abertura, contudo, ao atingir o limite de público, a rotatividade acontecerá de forma gradativa.

Serviço: 

Exposição: “Olhares de Darcy Penteado sobre o Futilismo da Tradição”

Período: de 29/08/2021 a 30/10/2021

Horário de funcionamento: de terça sexta, das 10h às 18h; sábado, das 10h às 14h

Realização: Maloca Centro Cultural – rua Francisco Scarpa, 321, Centro, Sorocaba.

Apoio: Amigos da Arte – Museu da Diversidade Sexual de São Paulo; Governo do Estado de São Paulo; Prefeitura e Divisão de Cultura da Estância Turística de São Roque; SESC Sorocaba; Apeoesp Sorocaba e região; Coletivo Anticapitalista.

Instalações: Painéis de reprodução – croquis – livros eróticos – reprodução jornal/revista Lampião da Esquina – documentos originais – obras originais – reprodução em lambe-lambe/parede.

Curadoria: Ella Vieira e Jaqueline Ferreira

Produção: equipe Maloca e produtores associados; Helena Ferraz, Sandy Domingues e Robson de Siqueira Duque.

Indicação e classificação indicativa: Geral – a partir de 14 anos 

Entrada: Gratuita 

Agendamento de visitação: bit.ly/agendaDarcyPenteado

Acessibilidade: Elevador e banheiros adaptados para PCD.

Instagram: @malocacentrocultural

Veronica Moreira
Últimos posts por Veronica Moreira (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo