fevereiro 04, 2026
Entre asas, silêncios e o fôlego de vida
O seguimento da mestra
Movimento Cultivista Café com Poemas Sorocaba
Escolhas
Tenho saudades
Angolano vence concurso internacional de literatura
Foi por capricho
Últimas Notícias
Entre asas, silêncios e o fôlego de vida O seguimento da mestra Movimento Cultivista Café com Poemas Sorocaba Escolhas Tenho saudades Angolano vence concurso internacional de literatura Foi por capricho

Obras do Mestre Geraldo Cabueta são expostas pela primeira vez em BH

image_print

Mostra ficará à disposição do público de 12 de fevereiro a 10 de abril, na Rodrigo Ratton Galeria, situada no Shopping 5ª Avenida, com visitação agendada previamente por meio do WhatsApp

Obras instigantes produzidas pelo Mestre Geraldo Cabueta (1945 – 2019) estarão à disposição pela primeira vez para a visitação do público em Belo Horizonte. De 12 de fevereiro a 10 de abril, a Rodrigo Ratton Galeria (Rua Alagoas, 1314 – loja 27 c – Savassi) vai sediar a mostra que contará com as esculturas em madeira produzidas pelo artista. A entrada é franca e é necessário realizar o agendamento prévio por meio do Whatsapp 31 99981 9281.

Nascido em 1945, o Mestre Geraldo Cabueta é nordestino, de Guaranhuns, cidade do interior pernambucano. Com dificuldade para criar os seus filhos, mudou-se com eles para Juazeiro do Norte, no Ceará. Perdeu sua esposa e, tempos depois, iniciou um relacionamento com uma mulher que trabalhava no comércio de santos e ex-votos. Vendo aquelas peças produzidas por artesãos, lhe despertou a vontade de fazer artesanato e, naquele momento, ele percebeu um grande talento de esculpir em madeira.

A partir dos cortes secos do seu facão amolado, que criava figuras humanas em madeira por formas simplificadas, as pinturas das peças eram trabalhadas com elegância, em tons escurecidos e mantendo a crueza do material utilizado. Como não sabia ler e escrever, o artista não assinava as suas criações e ninguém sabia quem era o responsável pelas esculturas. Mestre Geraldo Cabueta só começou a ser reconhecido após um artesão levar as suas obras para uma exposição em um hotel da região. Ele seguiu criando suas artes, até que a sua segunda esposa, que sempre o ajudou, faleceu. Quando parecia que a sua inspiração tinha terminado junto com a vida da sua companheira, ele colocou toda a sua tristeza na face dos seus personagens.

Falecido em 09 de maio de 2019, esta é a primeira exposição individual do trabalho do Mestre Geraldo Cabueta em uma galeria de arte. “Foram mais de 10 anos buscando obras deste artista que, com sua simplicidade e o seu jeito único de produzir arte, encanta quem prestigia as suas esculturas. Em todo este tempo, reuni dezenas de obras e, agora, cerca de três anos após a sua morte, vou abrir essa exposição para mostrar ao público 36 obras selecionadas dentro da minha coleção”, revela o galerista Rodrigo Ratton.

Serviço:

Exposição de obras do Mestre Geraldo Cabueta

Estreia: 12 de fevereiro (sábado)
Fica em cartaz até 10 de abril

Local: Rodrigo Ratton Galeria (Shopping 5ª Avenida – R. Alagoas, 1314 – loja 27 c – Savassi, Belo Horizonte)

Entrada gratuita (mediante agendamento prévio pelo WhatsApp 31 99981-9281).

Classificação livre

 

Mais informações ao público:

Instagram Galeria Rodrigo Rattonhttps://www.instagram.com/galeriarodrigoratton

Site Galeria Rodrigo Rattonhttps://www.rodrigoratton.com.br

WhatsApp: 31 99981-9281

Veronica Moreira
Últimos posts por Veronica Moreira (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Acessar o conteúdo