César Baptista, André de Araújo, Cláudio Cabral e Rosangela Ribeiro refletem sobre o fazer teatral por meio de lives no YouTube da Práxis Arte
Com o apoio da Cia. Práxis Arte, o curso de atuação Primeira Cena realiza um ciclo de conversas sobre o fazer teatral entre os dias 26 de março e 28 de maio. Serão quatro bate-papos gratuitos, com tradução em libras e abertos ao público, sempre transmitidos pelo YouTube oficial da Cia Práxis Arte (clique aqui para acessar). A ideia é expandir as discussões levantadas pelo curso e atrair novas pessoas para esses debates.
A primeira conversa é com o diretor, dramaturgo, professor, ator e roteirista César Baptista no sábado, dia 26 de março, às 15h. Com o tema “Atuação em Devir”, o artista discute os fundamentos da interpretação nos dias de hoje a partir de textos que problematizam a relação entre a prática e a dramaturgia.
Na segunda, dia 11 de abril, às 17h, o programador cultural André de Araújo faz um “Sobrevoo da Linha do Tempo da História do Teatro”. O encontro virtual situa, de modo crítico e reflexivo, os contextos sociais e estéticos que influenciaram o que hoje entendemos por arte e teatro – tudo a partir de eventos históricos, paradigmas, obras e artistas específicos.
O ator Cláudio Cabral é o palestrante do sábado, dia 30 de abril, às 15h. Com a temática, “O palco do ator”, o intérprete revisita sua trajetória para refletir sobre a relação desse profissional com o palco em diferentes circunstâncias.
Encerra o ciclo de debates a palestra “A Cenografia na relação entre texto, direção e intérprete”, com Rosangela Ribeiro, no sábado, dia 28 de maio, às 15h. A cenógrafa e figurinista compara diversos trabalhos realizados ao longo da carreira, traçando uma relação entre a sua área com a tríade texto, direção e atuação, com foco na ação do intérprete.
Sobre o Primeira Cena
Coordenado pelo ator e diretor Erick Gallani, o curso Primeira Cena tem como proposta se firmar como um projeto permanente de formação em artes cênicas na cidade de SP (por conta da pandemia de Covid-19, as aulas desta primeira turma têm sido online).
O projeto conta com os parceiros Débora Rios, Fernando Aveiro e Naiene Sanchez, todos ex-integrantes do CPT – Centro de Pesquisa Teatral, do saudoso encenador Antunes Filho (1929-2019).
“Acredito que o atual cenário cultural exige cada vez mais um maior comprometimento dos formadores para com os futuros artistas. Ultimamente, a falta de qualidade e referência no ensino tem deixado muito a desejar, e os aspirantes a atores terminam por adentrar no mercado de trabalho sem o mínimo de formação técnica e ficam completamente à mercê da própria intuição ou da sorte. O projeto ‘Primeira Cena’ pretende trazer essa proposta: uma introdução aos aspectos técnicos e referências para a formação do ator. A busca é pela autonomia do artista.”, explica Gallani.
FICHA TÉCNICA DO CICLO DE BATE-PAPOS
Idealização e Coordenação: Erick Gallani | Palestrantes convidados: André Araújo, César Batista, Claudio Cabral e Rosangela Ribeiro | Tradução Libras: Rosimeire Santos Produção: Roberto Gallani | Assistente de Produção: Débora Rios | Assessoria de imprensa: Bruno Motta Mello e Verônica Domingues – Agência Fática | Apoio: Práxis Arte | Patrocínio: PIX | Realização: Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo
SERVIÇO
Ciclo de palestras do curso Primeira Cena
Grátis
Datas: 26 de março às 15h – César Baptista em “Atuação em Devir”
11 de abril às 17h – André de Araújo e “Sobrevoo da Linha do Tempo da História do Teatro”
30 de abril, às 15h – Cláudio Cabral e “O palco do ator”
28 de maio, às 15h – Rosangela Ribeiro e “A Cenografia na relação entre texto, direção e intérprete”
Onde assistir: no YouTube da Cia. Práxis Arte: https://www.youtube.com/c/PráxisArte
Informações: entre em contato pelo WhatsApp (11) 97690-3411 ou acesse o Instagram @projeto_primeiracena
- Meu cupido - 14 de novembro de 2024
- Chuva que acalma - 28 de outubro de 2024
- O amor que ficou - 10 de outubro de 2024
Verônica Kelly Moreira Coelho, natural de Caratinga/ MG, é mais conhecida no meio cultural e acadêmico como Verônica Moreira. Autora dos livros ‘Jardim das Amoreiras’ e ‘Vekinha Em… O Mistério do Coco’. Baronesa da Augustissima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente. Acadêmica Internacional e Comendadora da FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências Letras e Artes e Delegada Cultural. Acadêmica Correspondente da ACL- Academia Cruzeirense de Letras. Acadêmica da ACL- Academia Caxambuense de letras. Acadêmica Internacional da AILB. Acadêmica Efetiva da ACL- Academia Caratinguense de Letras. Acadêmica Fundadora da AICLAB e Diretora de Cultura. Embaixadora da paz pela OMDDH. Editora Setorial de Eventos e colunista do Jornal Cultural ROL e colunista da Revista Internacional The Bard. Coautora de várias antologias e coorganizadora das seguintes antologias: homenagem ao Bicentenário do romancista e filosofo russo Fiódor Dostoiévski, Tributo aos Grandes Nomes da Literatura Universal e Antologia ROLiana. Instagram: @baronesa.veronicamoreira