Dentre os agraciados com essa honraria residentes na região de Sorocaba estão os professores João de Campos Junior e Carlos Carvalho Cavalheiro
A Editora Magico de Oz comemorou o crescimento e a difusão da Literatura e cultura Brasileira realizando a primeira edição do Prêmio Personalidades do ano 2022 que aconteceu no dia 22 de Outubro, na cidade Luz (Paris- França), no Carroussel do Louvre.
Esse encontro teve como objetivo homenagear, divulgar, galardoar e reconhecer profissionalmente diversas pessoas por sua atuação com ética e competência no exercício da sua atividade artística e destacada participação com êxito e sucesso em atividades literárias no decorrer do ano de 2022, com entrega de troféu e diploma de honra ao mérito.
Após a seleção de artistas através de entidades parceiras, foi realizado o evento dedicado aos profissionais de sucesso em uma noite de orgulho para todos nas dependências do Museu do Louvre, em Paris, França.
Dentre os agraciados com essa honraria residentes na região de Sorocaba estão os professores João de Campos Junior e Carlos Carvalho Cavalheiro.
Izadora Valladares, proprietária da Editora Mágico de Oz argumentou sobre a escolha da cidade de Paris para a premiação: “Por que Paris? Quando pensamos em prestígio, arte, beleza, impossível não pensar nessa cidade. Paris é uma cidade cheia de história e que povoa as fantasias e sonhos de muitas pessoas A cidade é chamada de ‘Cidade Luz’, na verdade, pois durante séculos as mentes mais iluminadas nas diversas vertentes das artes eram atraídas para Paris Artistas do mundo todo foram para o que se tornou o maior centro de artes do mundo Por isso escolhermos essa bela cidade para sediar nosso Prêmio Personalidade do Ano de 2022”, finalizou.
João de Campos Júnior nasceu em 11 de novembro de 1964 em Capivari, SP. Em 1990, pelo Centro Universitário Salesiano, formou-se em Filosofia. De 1995 a 1997 foi coordenador do GRENI (Grupo de Reflexão Negra e Indígena do Estado de São Paulo), e em 1996 presidente dos formandos negros do Brasil. No ano de 1997 concluiu o curso de Teologia no Instituto Teológico Pio XI em São Paulo e, em 2006, mestrado em educação com o tema “A Criança Negra na escola”, no Centro Universitário Salesiano, São Paulo. Foi pároco em Sorocaba, oportunidade em que recebeu o Título de Cidadão Sorocabano (Decreto Legislativo 986/2009). Após ter deixado o sacerdócio, dedicou-se à educação, sendo professor na cidade de Boituva/SP. Em 2022 tornou-se acadêmico na categoria internacional a cadeira n° 171, tendo como patrona Antonieta de Barros na Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA).
Carlos Carvalho Cavalheiro é historiador, escritor, poeta, pesquisador de cultura popular paulista e documentarista. Nasceu em São Paulo, em 9 de maio de 1972. Reside em Sorocaba e leciona História na rede pública municipal de Porto Feliz. É autor de 30 livros publicados, dentre eles: “Folclore em Sorocaba”, “O negro em Porto Feliz”, “Notas para a história da Capoeira em Sorocaba”, “Salvadora!”, “Entre o sereno e os teares”, “João de Camargo – O Homem da Água Vermelha” e “O Legado de Pandora”. Mestre em Educação (UFSCar, campus Sorocaba), Licenciado em História e em Pedagogia e Bacharel em Teologia. Recebeu da Câmara Municipal de Porto Feliz o Título de Cidadão, em 2013. É acadêmico correspondente da FEBACLA e efetivo da Academia Independente de Letras. Colaborador dos jornais ROL (Região On Line) e Tribuna das Monções, além do Portal Marimba Selutu, de Angola. Participou em 2019 da III Edição da Antologia de Luis Vaz de Camões e Convidados, publicada pela Editora Mágico de Oz.
A seleção dos profissionais, em número de 100, foi feita de forma minuciosa pela editora e por parceiros, que analisaram o autor, suas obras, trajetória, lançamentos e disseminação da cultura e educação na sociedade. Na relação dos indicados estão brasileiros, portugueses, africanos, além de brasileiros que vivem na Alemanha e nos Estados Unidos da América.
(Matéria transcrita da Gazeta de Votorantim, edição de 25/10/2022 – 13h37)
- Organização, gestão do lar e mesa posta - 22 de novembro de 2024
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024