De caráter internacional, o Concurso vem se firmando com um dos mais destacados do Brasil
O professor de História da rede pública municipal de Porto Feliz, Carlos Carvalho Cavalheiro, recebeu diversas premiações em concursos literários realizados na cidade de Irati, no Paraná. Pelo IV CONCURSO FOED CASTRO CHAMMA 2023, o professor Carlos obteve as seguintes premiações: 1º Lugar na Categoria Conto (âmbito Nacional / Internacional) com o conto O Aprendiz. Na mesma categoria, classificou-se em 5º Lugar com o conto “A Pedra Redonda”.
Já na categoria Crônica, o professor ficou em 3º Lugar com o texto “Pedra no Sapato”. Na categoria Poesia Livre, obteve o 2º Lugar com o poema “Requiescit In Hoc Lapide”. Também obteve o 2º Lugar (empate) o escritor e poeta André Telucazu Kondo, de Caraguatatuba, com o poema “Pedras sem limo”. Cavalheiro recebeu, ainda, nessa categoria, a Menção Honrosa pelo poema “Uma Pedra”.
O professor Carlos Carvalho Cavalheiro é o único representante da Região Metropolitana de Sorocaba representado nesse Concurso Literário. Além desse Concurso, na mesma cidade de Irati, Cavalheiro obteve o 2º Lugar no 1º Concurso de Jogos Florais de Irati na categoria Trova (Novo Trovador).
O IV CONCURSO LITERÁRIO FOED CASTRO CHAMMA – 2023 foi promovido pela Academia de Letras Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS) com apoio da Prefeitura de Irati – Paraná, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Centro Cultural Clube do Comércio, Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais e Associação Cultural Denise Stoklos. De caráter internacional, o Concurso vem se firmando com um dos mais destacados do Brasil.
O tema único foi “Pedra” e os gêneros participantes foram soneto, poema livre, crônica, conto, microconto. Esta não é a primeira vez que Carlos Carvalho Cavalheiro foi premiado nesse Concurso. Em 2020, durante a realização do III Concurso Literária Foed Castro Chamma, obteve o 1º Lugar (e também uma Menção Honrosa) na categoria Microconto. Foed Castro Chamma é o nome de um poeta, tradutor e ensaísta brasileiro natural de Irati e falecido no Rio de Janeiro em 2010.
Já o 1º Jogos Florais de Irati foi uma realização da seção municipal da União Brasileira de Trovadores (UBT). O concurso, também de âmbito internacional, recebeu trovas humorísticas, líricas e filosóficas, nas categorias Veterano e Novo Trovador (aquele que não obteve até a 03 (três) classificações entre os 05 (cinco) primeiros colocados em 03 (três) concursos oficiais da UBT em âmbito Nacional).
Carlos Carvalho Cavalheiro reside em Sorocaba e é escritor, poeta, Historiador, pesquisador de cultura popular e produtor de vídeos. É sócio correspondente da FEBACLA (Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes) e colaborador dos jornais Tribuna das Monções, ROL e do portal Marimba Selutu de Angola. Neste mês de maio, o professor Carlos Carvalho Cavalheiro foi homenageado com Moção de Aplausos pela Ordem Comendador Belmonte (OCB), no Rio de Janeiro.
As cerimônias de premiações desses concursos literários ocorrerão nos dias 28 e 29 de julho de 2023 (sexta-feira e sábado), a partir das 14 horas, no Centro Cultural Clube do Comércio, localizado na Rua 15 de julho, 310 Irati – Paraná.
Voltar: http://www.jornalrol.com.br
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024
Grande Carlos (professor), um guerreiro que tem meu respeito!