Composições vencedoras serão reveladas em 25 de setembro
O Prêmio Rádio MEC 100 anos, promovido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), anuncia as músicas classificadas para as próximas fases do festival. Cada selecionado concorre com até duas composições em cada uma das quatro categorias: Música Clássica, Instrumental, Infantil e Canção. As obras são, obrigatoriamente, inéditas e em português.
Conheça aqui as composições classificadas.
Ao todo serão 12 premiações: Melhor Música Clássica, Melhor Intérprete Música Clássica, Melhor Música Instrumental, Melhor Intérprete Música Instrumental, Melhor Música Infantil, Melhor Intérprete Música Infantil, Melhor Canção, Melhor Intérprete Vocal, Melhor Música Clássica – Voto Popular, Melhor Música Instrumental – Voto Popular, Melhor Música Infantil – Voto Popular e Melhor Canção – Voto Popular. A Comissão Julgadora é composta por personalidades de notório saber ou em atividade na área musical, e por profissionais da EBC.
Hoje também começa a fase de divulgação dos trabalhos classificados nas rádios EBC. As músicas passam, agora, a ser veiculadas durante toda a programação das emissoras até o dia 17 de agosto.
Nesse período ocorre a votação popular pela internet. Os ouvintes e internautas podem votar em duas etapas: a de seleção dos semifinalistas (entre julho e agosto), e a que definirá os grandes vencedores (entre agosto e setembro).
Os ganhadores serão conhecidos no dia 25 de setembro, no site do Prêmio e durante evento especial na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. As músicas vencedoras vão ser contempladas com troféus e exibições nas programações das rádios, de acordo com o perfil de cada emissora (AM/FM).
O Prêmio tem como objetivo revelar e divulgar gravações de obras musicais inéditas e valorizar a produção de artistas de todo o Brasil. Como parte das celebrações de aniversário da MEC, que completou 100 anos no dia 20 de abril, a iniciativa dará visibilidade a cantores, compositores e instrumentistas.
Nesta edição, o festival registrou um recorde de participação. Foram 1.632 músicas inscritas, número três vezes superior ao de 2022. Músicos de todas as regiões do país garantiram suas inscrições. Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Brasília foram os estados com maior número de participantes.
O edital do concurso pode ser acessado aqui.
Cronograma do Prêmio Rádio MEC 100 anos
11/07 – Divulgação das músicas classificadas
11/07 a 17/08 – Período de veiculação nas emissoras
11/07 a 17/08 – Votação popular (Internet)
18/08 – Divulgação das músicas semifinalistas
18/08 a 14/09 – Período de veiculação nas emissoras
18/08 a 14/09 – Votação popular (Internet)
15/09 – Divulgação das músicas finalistas
15/09 a 25/09 – Período de veiculação nas emissoras
25/09 – Divulgação dos vencedores
Sobre a Rádio MEC
Sinônimo de educação, arte e cultura, a MEC foi a primeira emissora radiofônica do Brasil. Sucessora da Rádio Sociedade, criada em 1923 por Edgard Roquette-Pinto e Henrique Morize, guarda a história da música brasileira e tem papel importante na formação musical e cultural do país. Em 5 de julho de 2022, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio de Janeiro.
Doada em 1936 ao Ministério da Educação, a Rádio MEC é gerida desde 2007 pela EBC. Com cerca de 50 mil registros e produções, a emissora possui um patrimônio de gravações de depoimentos que vão de Getúlio Vargas a Monteiro Lobato, passando por crônicas de Cecília Meireles e Manuel Bandeira. Já passaram pelos estúdios da emissora grandes nomes como Fernanda Montenegro e Carlos Drummond de Andrade.
A programação é voltada para a difusão da cultura brasileira. Contempla a diversidade da música nacional, de gêneros como o choro, a música regional, a instrumental e de concerto. Conta ainda na sua grade com programas dedicados à literatura, cinema, dramaturgia e às artes como um todo.
Rádio MEC na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radiomec
Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec
YouTube: https://www.youtube.com/radiomec
Facebook: https://www.facebook.com/radiomec
Twitter: https://twitter.com/radiomec
WhatsApp: (21) 99710-0537
Como sintonizar a Rádio MEC
Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
Parabólica – Star One C2 – 3748,00 MHz – Serviço 3
Celular – App Rádios EBC para Android e iOS
Voltar: http://www.jornalrol.com.br
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024