César Baptista e André de Araújo refletem sobre o fazer teatral por meio de lives no YouTube da Cia. Práxis Arte
Com o apoio do Instituto Gaius Maecenas e da Cia. Práxis Arte, o curso de atuação Primeira Cena 2ªEdição realiza um ciclo de conversas sobre o fazer teatral nos dias 29 de julho e 05 de agosto. Serão dois bate-papos gratuitos, com tradução em libras e abertos ao público, sempre transmitidos pelo YouTube oficial da Cia Práxis Arte (clique aqui para acessar). A ideia é expandir as discussões levantadas pelo curso e atrair novas pessoas para esses debates.
A primeira conversa acontece no sábado, dia 29 de julho, às 14h com César Baptista. Ele é diretor, dramaturgo, professor, ator e roteirista. Mestre em Artes Cênicas pela USP, Universidade de São Paulo, graduado em Letras. Ganhou o Prêmio Arte Qualidade Brasil de melhor diretor de Drama, com “Roleta-russa”.
Foi ator e assistente de direção de Antunes Filho, no CPT – Centro de Pesquisa Teatral. No CPT, também foi professor de dramaturgia, retórica e interpretação no Curso de Introdução ao Método do Ator, do Cptzinho, coordenador do Círculo de Dramaturgia, de 2003 a 2008.
Foi Professor do Instituto de Artes da UNESP, foi assistente de Marici Salomão na coordenação do Núcleo de Dramaturgia do SESI. Foi crítico teatral convidado do jornal O Estado de S. Paulo, entre 2010 e 2011.
No sábado, dia 05 de agosto, às 10h, a conversa será com André de Araújo que é dramaturgo, diretor teatral e programador cultural. Bacharel em Artes Cênicas – Direção Teatral e mestre em Cultura e Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atou no Centro de Pesquisa Teatral (CPT) coordenado por Antunes Filho, participando de trabalhos como Senhora dos Afogados, A falecida Vapt Vupt, Policarpo Quaresma e Lamartine Babo.
Desenvolveu diversos trabalhos como ator, diretor e dramaturgo, com artistas e grupos diversos, como Francisco Carlos, Cia. Sumo e Garbo & co. Possui vasta experiência profissional em gestão cultural e formação artística, trabalhando como orientador de grupos e assistente de curadoria do Projeto Ademar Guerra – Secretaria de Cultura do estado de SP (2012 a 2015), foi coordenador de ação cultural no CEU Quinta do Sol (2012/2013) e professor substituto do curso de Produção Cênica-UFPR. É, desde 2018, colaborador do Sesc-SP, onde atualmente é assistente técnico da Gerência de Ação Cultural.
Sobre o Primeira Cena
Coordenado pelo diretor e ator Erick Gallani, o projeto Primeira Cena está na sua 2ª edição e tem como proposta oferecer um curso de atuação online e gratuito para todo o Brasil. O projeto conta com
os parceiros Débora Rios, Thiago Cuimar, Naiene Sanchez, Fernando Aveiro, comoprofessores e Rosângela Ribeiro como diretora de arte.
“Acredito que o atual cenário cultural exige cada vez mais um maior comprometi mento dos formadores para com os futuros artistas. Ultimamente, a falta de qualidade e referência no ensino tem deixado muito a desejar, e os aspirantes a atores terminam por adentrar no mercado de trabalho sem o mínimo de formação técnica e ficam completamente à mercê da própria intuição ou da sorte.
O projeto ‘Primeira Cena’ pretende trazer essa proposta: uma introdução aos aspectos técnicos e referências para a formação do ator. A busca é pela a autonomia do artista.”, explica Gallani.
FICHA TÉCNICA DO CICLO DE BATE-PAPOS
Idealização e Coordenação: Erick Gallani | Palestrantes convidados: André Araújo e César Batista | Tradução Libras: Rosimeire Santos | Coordenação Pedagógica: Débora Rios | Assessoria de imprensa: Pombo Correio | Apoio: Insti tuto Gaius Maecenas e Práxis Arte | Realização: Ministério da Cultura
SERVIÇO
Ciclo de palestras do curso Primeira Cena Grátis
Datas:
29 de julho às 14h – César Baptista
05 de agosto às 10h – André de Araújo
Onde assistir: no YouTube da Cia. Práxis Arte: htt ps://www.youtube.com/c/PráxisArte
Informações: entre em contato pelo e-mail: projetoprimeiracena@gmail.com
ou acesse o Instagram@projeto_primeiracena
Voltar: http://www.jornalrol.com.br
- Democracia comunista - 9 de setembro de 2024
- O fim da Segunda Guerra Mundial - 2 de setembro de 2024
- Direitos humanos - 15 de junho de 2024