maio 22, 2024
Diálogos MAP
Em busca de circular no nosso quintal
Espinhos da Rosa
Sol e Lua
Esfinge
Inteligência Artificial: Como será o futuro?
Green60 – Mobile Film Festival
Últimas Notícias
Diálogos MAP Em busca de circular no nosso quintal Espinhos da Rosa Sol e Lua Esfinge Inteligência Artificial: Como será o futuro? Green60 – Mobile Film Festival

Museu da Energia de Itu promove Ação Educativa ‘Cotidiano do século XIX’

Print Friendly, PDF & Email

Atividade promove um passeio divertido pela história e cultura, estimulando o conhecimento e a criticidade a partir de fragmentos encontrados em prospecção arqueológica

Divulgação
Exposição Fragmentos do Cotidiano

O Museu da Energia de Itu, que integra a Fundação Saneamento e Energia, tem uma atividade especial para os estudantes durante o segundo semestre do ano. A Ação Educativa ‘Cotidiano do século XIX‘ pode ser conferida por grupos agendados, de terça-feira a sábado, das 10h às 17h.

Promovida pelo Setor Educativo do Museu, a atividade promove uma imersão cultural a partir de fragmentos encontrados na prospecção arqueológica realizada no jardim do Museu. Os visitantes serão convidados a traçar um perfil de comportamento dos moradores através da alimentação, utensílios domésticos e materiais de uso pessoal.


Divulgação
Exposição Fragmentos do Cotidiano


A proposta da ação educativa é apresentar um panorama do cotidiano do século XIX a partir da pesquisa arqueológica do Museu da Energia de Itu. A atividade promove um passeio divertido pela história e cultura, estimulando o conhecimento e a criticidade das crianças e adolescentes. Interessados em agendar grupos de estudantes podem entrar em contato com o museu pelo e-mail itu@museudaenergia.org.br, telefone (11) 4022-6832 e WhatsApp (11) 94805-4429.


A ação educativa faz parte do projeto da mostra “Fragmentos do Cotidiano”, que revela os hábitos dos antigos moradores do prédio que hoje abriga o Museu da Energia de Itu. A exposição está aberta à visitação até 31 de dezembro de 2023, também de terça-feira a sábado, das 10h às 17h.


Divulgação
Exposição Fragmentos do Cotidiano


Na mostra, o público de todas as idades pode conferir detalhes sobre atos históricos da cidade de Itu, origens indígenas da região, além de conferir itens raros como artefatos cerâmicos, utensílios domésticos e moedas antigas. ‘Fragmentos do Cotidiano‘ foi produzida com descobertas arqueológicas encontradas em prospecções no jardim do museu em 1999, executadas em conjunto com a Fundação Energia e Saneamento.


A exposição foi organizada pelo Grupo de Estudos do Museu da Energia de Itu, a partir da pesquisa do professor Paulo Zanettini. Conta com 11 painéis, vitrines, maquetes, artefatos cerâmicos, utensílios domésticos, fragmentos de vidros importados, fósseis bovinos e suínos. Os visitantes conhecem os hábitos alimentares dos antigos moradores e como eles realizavam o descarte de resíduos e lixo na área externa.


Divulgação
Exposição Fragmentos do Cotidiano


Fragmentos do Cotidiano‘ também apresenta conceitos sobre a arqueologia doméstica e aborda questões sobre o consumo desenfreado da sociedade atual e a reciclagem. Textos e imagens da exposição revelam os detalhes das prospecções arqueológicas realizadas no quintal do Museu da Energia de Itu em 1999, fatos históricos da cidade de Itu do século XVII ao XIX, as origens indígenas e o início da colonização na região. Ao todo, o acervo do local histórico soma cerca de 3,8 mil fragmentos.

Serviço

Museu da Energia de Itu


Ação Educativa ‘Cotidiano do século XIX


Exposição ‘Fragmentos do Cotidiano


De terça-feira a sábado, das 10h às 17h (bilheteria encerra às 16h15)


Valor do Ingresso: R$ 4,00


Valor da Ação Educativa: R$ 2,00


Agendamento de grupos de alunos para a Ação Educativa e contato com o Museu: e-mail itu@museudaenergia.org.br, telefone (11) 4022-6832 e WhatsApp (11) 94805-4429


Endereço: Rua Paula Souza, 669 – Centro, Itu

Sobre a Fundação Energia e Saneamento


Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, traba…



Voltar: http://www.jornalrol.com.br

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo