novembro 21, 2024
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Dia da Bandeira
Marota mente
Últimas Notícias
A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística Dia da Bandeira Marota mente

Qual o significado de liberdade para você?

image_pdfimage_print

Em ‘Contos pra Libertar’, Rosa Scarlett explora os aprisionamentos emocionais, sociais, econômicos e políticos de diferentes personagens para defender a importância da luta pela emancipação

Capa do livro 'Contos para libertar', da escritora Rosa Scarlett
Capa do livro ‘Contos para libertar’, da escritora Rosa Scarlett

No livro Contos pra Libertar, de Rosa Scarlett, a liberdade tem muitos significados. Ela pode ser a busca por sucesso profissional, ou o ócio da aposentadoria. É a descoberta da própria identidade ao retornar às raízes, como também o distanciamento do núcleo familiar para fugir de um contexto de violência. Entre os 18 contos apresentados, a obra atravessa o mesmo tema a partir de diferentes perspectivas: social, econômica, emocional, política e religiosa.

Em “O Poder das Letras”, um menino trabalha em uma plantação e nunca frequentou a escola. Quando o garoto se senta pela primeira vez em uma sala de aula e lê seu nome no quadro, percebe: liberdade é estudar. Já “Política da Vida” conta a trajetória de um jovem rico e militante que se percebe prisioneiro ao descobrir a corrupção do pai. Construir novas relações em uma comunidade será seu ingresso na luta pela libertação.

Será que depois de morrer podia-se brincar? Ou no céu também teria que trabalhar? Ele não queria morrer, porém, com seus 10 anos, ainda não conhecia muita coisa além da plantação e dos trapos no chão, onde se sentava e brincava até dormir com pedaços de madeira. A brincadeira não durava muito tempo, o cansaço sempre vencia os planos de se divertir.  Ele queria brincar de ir à escola, no entanto, antes de sequer imaginar um caderno, Leleco já estava roncando no chão. (Contos pra libertar, pg. 11)

Mulher negra, moradora de periferia e apaixonada por histórias, a escritora é inspirada por experiências individuais e profissionais, pela literatura e pela leitura da vida. Ela percorre assuntos como racismo estrutural, machismo, relacionamentos abusivos, desigualdades socioeconômicas, mercado de trabalho, exploração de terras indígenas, entre outras discussões recorrentes no país.

A publicação utiliza textos curtos e simples, mas está repleta de narrativas profundas sobre conflitos humanos. Rosa Scarlett explicita: “A ideia do livro surgiu para que pudéssemos pensar em diferentes caminhos, ainda que nos digam ‘sempre foi assim’. Muitas coisas podem ser transformadas e redefinidas. A nossa humanidade nos permite caminhar e lutar para quebrar as amarras que nos aprisionam”.


FICHA TÉCNICA

Título: Contos pra Libertar
Autora: Rosa Scarlett
ISBN: 978-65-00-51531-2
Páginas: 91
Preço: R$ 35 (físico) | R$ 10 (e-book)
Onde comprar: Amazon

SOBRE A AUTORA

Formada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rosa Scarlett também é escritora, poeta e roteirista.

Publica obras literárias há cinco anos e, durante esse período, lançou títulos como “Momentos de Poesia”, “Belo Despertar”, “Nas Tramas das Famílias” e “Contos pra Libertar”.

Como mulher negra, mãe, moradora de periferia e assistente social, inspira-se em experiências de sua vida pessoal, do seu trabalho e de suas leituras acerca da vida para escrever os textos.

Redes sociais: Site | Instagram | LinkedIn | Youtube



Voltar: http://www.jornalrol.com.br

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo