Com ‘Somos Girassóis’, Telma Romão Maia propõe visão poética para temas inerentes da vida humana e transmite leveza ao cotidiano dos leitores
O que movimenta os girassóis depois que eles amadurecem e param de acompanhar o sol? Ao traçar uma metáfora com essas flores no título do livro Somos Girassóis, a poeta Telma Romão Maia mostra aos leitores os verdadeiros motivos para seguir em frente apesar dos dias difíceis.
Com rimas leves e texto coloquial, a autora transparece que o verdadeiro significado da existência humana está no cotidiano. O público percebe que a felicidade pode ser encontrada em todos os lugares: nas conversas corriqueiras com os amigos, no companheirismo de um relacionamento romântico, no amor de uma mãe para os filhos e na calmaria de um domingo antes de retornar à rotina.
Felicidade é isso
Cheiro de café coado invadindo a casa
(se for junto o aroma de pão de queijo saindo
do forno, melhor ainda)
Uma música que acorda o coração
Um vento leve que sopra na varanda
Sensação de paz
Encontros casuais que trazem boas recordações
para o dia
(Somos Girassóis, pg. 65)
Por meio desta obra, a escritora propõe um olhar profundo para temas recorrentes do dia a dia: o processo de envelhecimento, as reflexões sobre a morte e as particularidades de ser mulher estão presentes entre as páginas. Ela ainda percorre questões individuais, como as sensações de viver em Goiás e a relação com a escrita, mas sempre conectadas a experiências universais.
Com uma série de referências familiares aos brasileiros, que atravessa nomes como Cora Coralina e Chico Buarque, Somos Girassóis reforça o compromisso da poeta de propagar uma literatura para acompanhar a rotina dos leitores. Telma explica: “acredito que o dia fica muito melhor com mais poesia e leveza”.
Sucessor das publicações ‘Casulo’ e ‘Viagem e Versos’, este lançamento concretiza o trabalho poético de Telma Romão Maia após deixar sua carreira como publicitária para dedicar-se à produção literária. É também o resultado da busca da autora por romper com a banalização da vida a partir da poesia.
FICHA TÉCNICA
Título: Somos Girassóis
Autora: Telma Romão Maia
Editora: Labrador
ISBN: 978-65-5625-363-3
Páginas: 160
Preço: R$ 49,90 (físico) | R$ 35,90 (e-book)
Onde comprar: Amazon
A autora
Formada em Administração de Empresas, com pós-graduação em Marketing, Telma Romão Maia trabalhou durante mais de duas décadas no mercado publicitário.
Aos 55 anos, decidiu enveredar pela literatura e começou a publicar livros de poemas, como “Casulo” e “Viagens e Versos”.
Ela também mantém o perfil no Instagram @viagemnapoesia, para compartilhar pensamentos cotidianos e textos poéticos. Agora, lança a terceira obra da carreira: ‘Somos Girassóis’.
Redes sociais: Instagram
Voltar: http://www.jornalrol.com.br
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024