novembro 21, 2024
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Dia da Bandeira
Marota mente
Últimas Notícias
A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística Dia da Bandeira Marota mente

Poemas para não esquecer porque estamos vivos

image_pdfimage_print

Com ‘Somos Girassóis’, Telma Romão Maia propõe visão poética para temas inerentes da vida humana e transmite leveza ao cotidiano dos leitores

Capa do livro 'Somos Girassóis', de Telma Romão Maia
Capa do livro ‘Somos Girassóis’, de Telma Romão Maia – Ed. Labrador

O que movimenta os girassóis depois que eles amadurecem e param de acompanhar o sol? Ao traçar uma metáfora com essas flores no título do livro Somos Girassóis, a poeta Telma Romão Maia mostra aos leitores os verdadeiros motivos para seguir em frente apesar dos dias difíceis.

Com rimas leves e texto coloquial, a autora transparece que o verdadeiro significado da existência humana está no cotidiano. O público percebe que a felicidade pode ser encontrada em todos os lugares: nas conversas corriqueiras com os amigos, no companheirismo de um relacionamento romântico, no amor de uma mãe para os filhos e na calmaria de um domingo antes de retornar à rotina.

Felicidade é isso
Cheiro de café coado invadindo a casa
(se for junto o aroma de pão de queijo saindo
do forno, melhor ainda)
Uma música que acorda o coração
Um vento leve que sopra na varanda
Sensação de paz
Encontros casuais que trazem boas recordações
para o dia
(Somos Girassóis, pg. 65)

Por meio desta obra, a escritora propõe um olhar profundo para temas recorrentes do dia a dia: o processo de envelhecimento, as reflexões sobre a morte e as particularidades de ser mulher estão presentes entre as páginas. Ela ainda percorre questões individuais, como as sensações de viver em Goiás e a relação com a escrita, mas sempre conectadas a experiências universais.

Com uma série de referências familiares aos brasileiros, que atravessa nomes como Cora Coralina e Chico Buarque, Somos Girassóis reforça o compromisso da poeta de propagar uma literatura para acompanhar a rotina dos leitores. Telma explica: “acredito que o dia fica muito melhor com mais poesia e leveza”.

Sucessor das publicações ‘Casulo’ e ‘Viagem e Versos’, este lançamento concretiza o trabalho poético de Telma Romão Maia após deixar sua carreira como publicitária para dedicar-se à produção literária. É também o resultado da busca da autora por romper com a banalização da vida a partir da poesia.


FICHA TÉCNICA

Título: Somos Girassóis

Autora: Telma Romão Maia

Editora: Labrador

ISBN: 978-65-5625-363-3

Páginas: 160

Preço: R$ 49,90 (físico) | R$ 35,90 (e-book)

Onde comprar: Amazon

A autora

Formada em Administração de Empresas, com pós-graduação em Marketing, Telma Romão Maia trabalhou durante mais de duas décadas no mercado publicitário.

Aos 55 anos, decidiu enveredar pela literatura e começou a publicar livros de poemas, como “Casulo” e “Viagens e Versos”.

Ela também mantém o perfil no Instagram @viagemnapoesia, para compartilhar pensamentos cotidianos e textos poéticos. Agora, lança a terceira obra da carreira: ‘Somos Girassóis’.

Redes sociais: Instagram



Voltar: http://www.jornalrol.com.br

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo