outubro 21, 2024
Gestão da comunicação
Acordes
Ensinar é adaptar-se
Joker: Folie à Deux
Um breve ensaio poético: ‘Solitude em paz’
O Sistema Reprodutor: Uma perspectiva integrada
Folheando o meu diário
Últimas Notícias
Gestão da comunicação Acordes Ensinar é adaptar-se Joker: Folie à Deux Um breve ensaio poético: ‘Solitude em paz’ O Sistema Reprodutor: Uma perspectiva integrada Folheando o meu diário

Projeto Cine Reflexão

Idealizado por Nildo Benedetti, o Projeto Cine Reflexão nasceu como uma ação cultural e educativa, com exibição de filmes e debates públicos

Capa do primeiro livro do projeto 'Filmes para pensar', de Nildo Benedetti
Capa do primeiro livro do projeto ‘Filmes para pensar’, de Nildo Benedetti

Idealizado por Nildo Benedetti, o Projeto Cine Reflexão nasceu como uma ação cultural e educativa, na área do cinema, realizada com o apoio da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec).

Sob curadoria de Benedetti, as sessões de cinema, tanto presenciais quanto on-line, são seguidas de debate público sobre os filmes assistidos, com enfoque no diálogo entre diversas disciplinas das Ciências Humanas.

Em consonância com a iniciativa, o crítico assina uma coluna semanal sobre cinema, no jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba, que deu origem a uma série de artigos, desenvolvidos, ampliados e organizados na coletânea de livros Filmes para pensar.

Os livros são voltados aos amantes do cinema e aos interessados em analisar filmes sob o viés das Ciências Humanas, estabelecendo associações com a Psicologia, a Sociologia, a Política e a Filosofia. A abordagem multidisciplinar também possibilita a utilização do conteúdo por professores e estudantes, em processos de ensino-aprendizagem.

Os livros publicados por Nildo Benedetti estão disponíveis gratuitamente em PDF, na seção Livros deste site.

Sobre o autor

Nildo Benedetti
Nildo Benedetti
https://cinereflexao.wordpress.com/sobre-2/

Nildo Maximo Benedetti é mestre em Literatura Italiana pela Universidade de São Paulo (FFLCH) e doutor em Literatura Brasileira pela mesma universidade.

É autor dos livros Sagarana: o Brasil de Guimarães Rosa (Ecidade, 2010), editado por seleção da USP com verba Proex-Capes; Incesto no cinema: raízes psicossociais (All Print, 2015); Filmes para pensar (Scortecci, 2018); Filmes para pensar volume 2 (Scortecci, 2020); e Filmes para pensar volume 3 (2023).

Escreve semanalmente sobre cinema no jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba, São Paulo. 


Voltar: http://www.jornalrol.com.br

Facebook: https://facebook.com/JCulturalRol/

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo