novembro 03, 2026
Apelo poético para salvar a Terra
Preceitos – Uma crônica reflexiva de José Antonio Torres
Mohamed Rahal: Yamina e a poesia romântica argelina
Nostalgia por tua viagem, por Karen Orellana
Poesia: A arte de eternizar a alma, por Augusto Damas
Casa do Senhor e Recanto Tia Célia
Espetáculo infantil Refugo Urbano
Últimas Notícias
Apelo poético para salvar a Terra Preceitos – Uma crônica reflexiva de José Antonio Torres Mohamed Rahal: Yamina e a poesia romântica argelina Nostalgia por tua viagem, por Karen Orellana Poesia: A arte de eternizar a alma, por Augusto Damas Casa do Senhor e Recanto Tia Célia Espetáculo infantil Refugo Urbano

Projeto Cine Reflexão

image_print

Idealizado por Nildo Benedetti, o Projeto Cine Reflexão nasceu como uma ação cultural e educativa, com exibição de filmes e debates públicos

Capa do primeiro livro do projeto 'Filmes para pensar', de Nildo Benedetti
Capa do primeiro livro do projeto ‘Filmes para pensar’, de Nildo Benedetti

Idealizado por Nildo Benedetti, o Projeto Cine Reflexão nasceu como uma ação cultural e educativa, na área do cinema, realizada com o apoio da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec).

Sob curadoria de Benedetti, as sessões de cinema, tanto presenciais quanto on-line, são seguidas de debate público sobre os filmes assistidos, com enfoque no diálogo entre diversas disciplinas das Ciências Humanas.

Em consonância com a iniciativa, o crítico assina uma coluna semanal sobre cinema, no jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba, que deu origem a uma série de artigos, desenvolvidos, ampliados e organizados na coletânea de livros Filmes para pensar.

Os livros são voltados aos amantes do cinema e aos interessados em analisar filmes sob o viés das Ciências Humanas, estabelecendo associações com a Psicologia, a Sociologia, a Política e a Filosofia. A abordagem multidisciplinar também possibilita a utilização do conteúdo por professores e estudantes, em processos de ensino-aprendizagem.

Os livros publicados por Nildo Benedetti estão disponíveis gratuitamente em PDF, na seção Livros deste site.

Sobre o autor

Nildo Benedetti
Nildo Benedetti
https://cinereflexao.wordpress.com/sobre-2/

Nildo Maximo Benedetti é mestre em Literatura Italiana pela Universidade de São Paulo (FFLCH) e doutor em Literatura Brasileira pela mesma universidade.

É autor dos livros Sagarana: o Brasil de Guimarães Rosa (Ecidade, 2010), editado por seleção da USP com verba Proex-Capes; Incesto no cinema: raízes psicossociais (All Print, 2015); Filmes para pensar (Scortecci, 2018); Filmes para pensar volume 2 (Scortecci, 2020); e Filmes para pensar volume 3 (2023).

Escreve semanalmente sobre cinema no jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba, São Paulo. 


Voltar: http://www.jornalrol.com.br

Facebook: https://facebook.com/JCulturalRol/

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)

One thought on “Projeto Cine Reflexão”

  1. Excellent goods from you, man. I have understand your
    stuff previous to and you are just extremely magnificent. I really like what you have acquired here, certainly like what you are stating and the way in which
    you say it. You make it enjoyable and you still take care of to keep it wise.

    I can not wait to read much more from you. This is actually a terrific site.
    xnxx

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Acessar o conteúdo