Prémio Oceanos 2024 abre inscrições. Vencedores receberão R$ 300 mil
Estão abertas a partir do dia 4 de março as inscrições para o Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa 2024, que premiará as melhores obras literárias publicadas em 2023 no Brasil, Portugal e outros países lusófonos. Dividido nas categorias de Prosa (romance, conto, dramaturgia) e Poesia, o prêmio distribuirá valores em dinheiro aos vencedores. Cada um receberá R$ 150 mil.
Até o dia 24 de março podem se inscrever livros publicados tanto impressos quanto digitais. Estão aptas a concorrer as obras que saíram do prelo entre o período de 1 janeiro a 31 de dezembro de 2023 (até as 23h59 pelo horário de Brasília). Os livros precisam ser escritos em língua portuguesa.
As inscrições podem ser feitas pelas editoras ou pelos próprios autores. Vale lembrar que o Oceanos permite que concorram obras realizadas por autopublicação desde que possuam ISBN. Não é necessário o envio de exemplares físicos, basta anexar uma cópia em PDF do livro no momento da inscrição.
O processo de avaliação do Prêmio é realizado em três etapas consecutivas.
Na primeira etapa, as obras com inscrição validada são lidas e avaliadas por dois júris internacionais compostos por escritores, poetas, professores e críticos literários dos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Ao final dessa etapa, são escolhidos os livros semifinalistas das categorias “poesia” e “prosa e/ou dramaturgia”.
Os primeiros júris elegem por votação os júris subsequentes.
A edição 2023 do Oceanos premiou, em poesia, Prisca Agustoni, de O gosto amargo dos metais, e, em prosa, Joaquim Arena, de Siríaco e Mister Charles. Nesse ano, foram feitas 2.657 inscrições, 1.189 em poesia, 1.427 em prosa (851 romances, 429 livros de contos e 147 livros de crônicas) e 41 em dramaturgia. Após oito meses de análise, chegou-se à dupla vencedora.
O regulamento do concurso pode ser baixado aqui baixado aqui.
Voltar: https://www.jornalrol.com.br
Facebook: https://facebook.com/JCulturalRol/
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024