Como homenagem, o SescTV vai exibir a partir de hoje, dia 8 de abril de 2024, às 23h, o documentário “Ziraldo, uma obra que pede socorro”, com direção de Gustavo Dannemann e duração de 72 minutos
Ziraldo Alves Pinto foi um cartunista, chargista, pintor, escritor, dramaturgo, cartazista, caricaturista, poeta, cronista, desenhista, apresentador, humorista e jornalista brasileiro. É o criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e é um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil.
O artista morreu sábado (dia 6 de abril de 2024) aos 91 anos quando estava em casa, em seu apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio, por volta das 15h.
Como homenagem, o SescTV vai exibir a partir de hoje, dia 8 de abril de 2024, às 23h, o documentário “Ziraldo, uma obra que pede socorro”, com direção de Gustavo Dannemann e duração de 72 minutos.
A obra é um documentário sobre o olhar íntimo do cartunista em relação ao descaso da preservação da arte no Brasil. No longa, Ziraldo relembra uma de suas obras intitulada “Santa Ceia” feita para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ou conhecido como “Canecão”.
Sobre o SescTV
O SescTV é o canal cultural do Sesc em São Paulo que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o país. Distribuído gratuitamente para mais de 60 operadoras de TV por assinatura e plataformas de streaming em todo o Brasil, sua grade é composta por espetáculos, documentários, filmes, curtas e entrevistas que tratam de temas como arquitetura, literatura, filosofia, teatro, política, sociedade, ética e cotidiano.
No acervo do canal, que passa dos 10.000 títulos, estão produções próprias e licenciamentos que são distribuídos ao longo da programação para criar uma experiência enriquecedora para o telespectador em todos os horários.
Além do acesso à programação ao vivo do canal, o site do SescTV oferece uma seleção de produções originais brasileiras e estrangeiras que podem ser assistidas na íntegra, gratuitamente e sem necessidade de cadastro em sesctv.org.br.
SERVIÇO
Documentário: Ziraldo, uma obra que pede socorro
8 de abril de 2024, às 23h
10 de abril de 2024, às 23h
13 de abril de 2024, às 16h
Direção: Gustavo Dannemann
Duração: 72 minutos
Classificação indicativa: Livre
Para assistir o SescTV:
Consulte as operadoras e serviços de streaming sobre a disponibilidade do canal
Assista online em sesctv.org.br | Nas redes sociais: @SescTV
Disponível também em: https://sesctv.org.br/ziraldo
Voltar: https://jornalrol.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/JCulturalRol/
- Organização, gestão do lar e mesa posta - 22 de novembro de 2024
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024